🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Fundo referenciado: o que é e como funciona?

O fundo referenciado é uma subcategoria dos fundos de renda fixa, e como o próprio nome já diz, é um fundo de investimento que visa acompanhar, ou replicar, a performance de um índice específico de referência (benchmark) - o mesmo tem por base um indicador pré-estabelecido.

Por benchmark entende-se um estratégia a fim de analisar resultados levando em conta um ponto de referência - sendo os mais comuns: CDI e Selic.

Não deixe de conhecer e entender as principais características e índices de referência deste fundo. Segue com a gente, Yubber!

Características do Fundo Referenciado

Mesmo tendo como característica primordial a referência de um índice específico, não poderia deixar de ser mencionado que os Fundos Referenciados devem manter, no mínimo, 95% da carteira de investimento em ativos indexados ao índice escolhido (ativos que acompanham a performance do índice de referência).

Além disso, outra peculiaridade, mas não menos importante, é que o fundo deve ter, no mínimo, 80% do seu patrimônio líquido aplicado em títulos públicos federais, ativos de renda fixa considerados de baixo risco de crédito ou cotas de fundos de índice que invistam em ativos com essas categorias.

Esse é um título muito recomendado por especialistas e consultores especializados em renda fixa, para investidores de perfil conservador, pois é de baixo risco e apresenta alta liquidez.

Taxas de referência

Como apresentado anteriormente, e sendo uma das principais características do Fundo Referenciado, as taxas de referência mais utilizadas para esse fundo são o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) e a taxa Selic.

Certificado de Depósito Interbancário 

A taxa DI, ou taxa CDI, como alguns preferem chamar, é utilizada para avaliar a rentabilidade de aplicações, mas o qual o significado?

Partindo do próprio nome da sigla, é a média diária das taxas de juros praticadas em negociações entre bancos - os juros cobrados dos empréstimos que os bancos realizam entre si a fim de fechar os valores das transações diárias com saldo positivo.

Selic

É a taxa básica de juros da economia no Brasil, e é uma das formas de se fazer política monetária. Ela é utilizada no mercado interbancário para financiamento de operações com duração diária, lastreadas em títulos públicos federais.

Investindo em um Fundo Referenciado

Por ser um fundo de renda fixa, essa modalidade de investimento proporciona uma maior segurança relacionada a outros tipos de fundos com ativos de renda variável. Essa maior segurança é garantida devido aos títulos envolvidos nesse fundo, os quais são parte do governo - títulos públicos. 

Investidores que buscam uma rentabilidade maior que a poupança, e ainda querem seguir um perfil conservador, podem encontrar nessa modalidade uma oportunidade interessante. 

Além do mais, o Fundo Referenciado permite uma gestão de carteira especial, utilizando de diferentes tipos de ativos de renda fixa ao mesmo tempo. Por fim, ainda permitem a diversificação da carteira e melhores condições de rentabilidades daquilo que pode ser explorado dentro dos termos de renda fixa.

Em suma, é preciso ter em mente como se dá a configuração desse fundo, em qual perfil de investidor ele se faz presente e suas principais particularidades. 

E aí, Yubber, o fundo referenciado se encaixa em seu perfil de investidor?


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo