🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Fundos long biased: o que são e como investir?

Os fundos long biased podem aparecer sob a forma de multimercados ou de fundos de ações. No mercado financeiro, o termo long significa “comprado”. E biased vem do inglês, e quer dizer “tendência” ou “viés”.

Dessa forma, pode-se dizer que os fundos long biased são aqueles que têm a tendência de ficarem comprados.

A seguir, vamos entender o que isso significa.

Como funcionam os fundos long biased?

A principal estratégia desses fundos é comprar ativos que o gestor acredita que tenham potencial de valorização. No entanto, para se protegerem de oscilações, eles também podem ficar “vendidos” em alguns desses ativos.

Por exemplo, se o gestor acredita que determinadas ações irão subir, ele as compra para que façam parte do patrimônio do fundo. Nesse caso, elas representarão a maior parte dos ativos que formam o investimento.

Por outro lado, o gestor não quer depender só da valorização dessas ações para que o investimento rentabilize. Dessa forma, ele também pode apostar na queda de outras ações.

E como ele faz isso? Por meio do aluguel de ações, ele pode ficar “vendido” nos papéis que ele acha que irão se desvalorizar. Vejamos como isso funciona:

O aluguel de ações na estratégia long biased

Quando um gestor imagina que determinada ação irá cair, ele pode alugar esse papel por algum tempo. Quem aluga a ação também é chamado de tomador.

O aluguel de ações é realizado no mercado BTC (a sigla significa Banco de Títulos CBLC). Nesse ambiente, os investidores de longo prazo, que não desejam se desfazer das ações, podem oferecê-las para aluguel. Dessa forma, eles se tornam os doadores desse mercado.

Logo após, o tomador vende essa ação que alugou. O objetivo dessa venda é recomprar o papel logo após a queda prevista. Caso a expectativa de desvalorização se confirme, o tomador devolve a ação recomprada ao doador e ainda lucra com a transação.

Ou seja, o ganho do tomador será a diferença entre o preço de venda e de recompra do título. É por isso que os fundos long biased podem se beneficiar tanto da alta quanto da queda das ações.

Porém, é importante observar que, se as ações subirem em vez de se desvalorizarem, o tomador terá prejuízo com a operação.

Vale a pena investir nesses fundos?

Como vimos, os long biased podem ser fundos de ações e multimercados. Dessa forma, eles oferecem mais risco ao investidor. Por isso, são ideais para perfis mais arrojados.

No entanto, esses fundos tendem a proporcionar rentabilidade superior aos investimentos em ações. Isso porque eles apostam tanto na alta quanto na queda do mercado. Ou seja, podem ser uma boa alternativa de ganhos e, também, de controle do risco da carteira.

Outra vantagem desses fundos é a menor tributação comparada a algumas outras modalidades. Isso porque, pelo fato de investirem predominantemente em ações, a incidência máxima de imposto de renda é de 15%. Além disso, os long biased não possuem o come-cotas.

Outro fundo de investimentos que segue o desempenho das ações é o long only. Nesse artigo, explicamos como o long only funciona.

Que outros fundos de investimentos você gostaria de conhecer? Deixe aqui os seus comentários!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo