Calculadora: Rendimento do FGTS

Será que vale a pena sacar o seu FGTS?

Quando comparado a outros investimentos, o FGTS rende muito pouco. Faça a simulação na nossa calculadora e ganhe mais dinheiro!

Compartilhar
Cadastre-se para receber os melhores investimentos

Como usar a calculadora?


Na calculadora acima, digite quanto você quer investir (R$) e por quanto tempo (meses).

O simulador vai te mostrar quanto o seu dinheiro renderia se ficasse no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e quanto renderia se você sacasse e investisse em outras opções.

Os gráficos apresentados mostram o rendimento líquido de acordo com o valor e o tempo que você digitou na calculadora.

Rendimento líquido é o rendimento já com o desconto de impostos e taxas. Serão mostradas as informações do FGTS e também de diferentes tipos de produtos como títulos públicos (Tesouro Direto) e privados (CDB, LCI, LCA e etc).

Como é calculada a rentabilidade do FGTS?


Ao deixar o seu dinheiro no FGTS, ele possui uma rentabilidade de 3% ao ano + Taxa Referencial (TR). Como a TR está zerada, a rentabilidade é de 3% ao ano.

Além disso, no ano de 2019, pela primeira vez foi aprovada a distribuição de 100% do lucro líquido do exercício anterior, ou seja, do ano anterior. Cada cotista (quem possui dinheiro no FGTS) fica com um valor proporcional ao seu saldo em conta e, em 2019, este valor passou a ser muito mais alto.

Com isso, o FGTS historicamente com baixas rentabilidades e uma péssima opção para deixar o seu dinheiro passou a ocupar uma posição de destaque, superando a poupança e alguns investimentos de renda fixa.

Vale a pena sacar o FGTS?


A decisão sobre sacar ou não o FGTS envolve muitos fatores e precisa ser analisada no caso concreto. Vale lembrar que o saque autorizado deste ano de 2019 é de R$ 500,00 (quinhentos reais), de forma que dificilmente você encontrará uma opção que renda mais do que o FGTS e com o mesmo grau de risco utilizando esse montante resgatado -- isso não é uma recomendação de investimento, hein!

Nossa sugestão? Faça algumas buscas utilizando a nossa calculadora do FGTS para testar prazos diferentes e cenários distintos. O Tesouro Direto, por exemplo, oferece os títulos mais seguros do país. Os produtos em renda fixa privada como CDB, LCI, LCA, RDB e etc, são garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e trazem um bom retorno.

IMPORTANTE: se você quer sacar o FGTS para pagar uma dívida, essas dicas não se aplicam a você. A rentabilidade de um investimento nunca será maior do que os juros de uma dívida. Por isso, antes de investir, é muito importante que você tenha todas as suas dívidas pagas.