CEA: o que é essa certificação da Anbima?

A CEA é uma das certificações que a ANBIMA concede a profissionais que atuam na área de investimentos. Neste artigo, saiba como funciona esse selo, e em que situações ele é exigido. Confira a seguir!

O que é CEA

A Certificação de Especialista em Investimentos é emitida pela ANBIMA (Associação das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). Trata-se de um selo concedido aos profissionais que assessoram os gerentes de contas de investidores pessoas físicas. Os profissionais com CEA podem, inclusive, indicar produtos de investimentos.

Com a CEA, o profissional pode também exercer todas as atividades abrangidas pelas certificações CPA-10 e CPA-20. Isso porque, diferentemente das duas anteriores, a CEA aborda temas mais específicos em relação a investimentos. Ou seja, ela é voltada a quem deseja atuar exclusivamente nessa área.

O que faz e onde atua um profissional com o selo CEA?

Esse profissional realiza consultoria de investimentos e assessora gerentes de contas. Ele atua em agências bancárias ou em plataformas de atendimento a clientes.

É importante ressaltar que, com a CEA, o profissional pode indicar produtos do mercado financeiro e de capitais e, também, previdência complementar a clientes pessoas físicas. Isso não ocorre com quem possui as certificações CPA-10 e CPA-20, por exemplo.

Como obter essa certificação?

Para obter a CEA, é preciso realizar uma prova de 70 questões e acertar. Para que seja aprovado, o candidato precisa ter 70% de acertos.

A CEA é uma prova considerada difícil pela maioria dos candidatos. Isso foi demonstrado em uma pesquisa realizada em 2016 com algumas pessoas que fizeram o exame. Logo, é necessário dedicação e estudo para a aprovação.

A prova é realizada de forma eletrônica, e tem duração máxima de três horas e meia. Para fazer a inscrição, é necessário pagar uma taxa de R$ 687 (no caso de associados da ANBIMA) ou R$ 824,00 (para não sócios). O agendamento da prova pode ser realizado o ano todo.

O que cai na prova?

Como vimos, a CEA aborda assuntos de forma mais específica do que a CPA-10 e CPA-20. Há um maior foco em matemática financeira, por isso é preciso levar para a prova uma calculadora HP12C.

As questões são divididas em sete módulos:

  1. Sistema Financeiro Nacional (SFN) e Regulação dos Mercados;
  2. Fundamentos de Economia, Finanças e Estatística;
  3. Produtos de Renda Variável, Renda Fixa e Derivativos;
  4. Fundos de Investimento;
  5. Gestão de Carteiras e Riscos;
  6. Planejamento de Investimento;
  7. Previdência Complementar

A validade da certificação é de cinco anos. Após esse período, para renovar o selo, é necessário fazer um curso de 60 horas oferecido pela ANBIMA e então, realizar uma nova prova. 

Outras certificações

Além da CEA, existem diversas outras certificações para profissionais atuarem no mercado financeiro. Aqui no Yubb, já falamos sobre algumas:

- CGRPPS;

- CEI;

- CIIA;

- CFA;

- CNPI

Quer saber mais sobre o assunto? Mande seus comentários que a gente responde!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo