CIIA: o que é essa certificação?

A sigla CIIA significa Certified International Investment Analyst, que em tradução para o português é “Analista de Investimento Internacional Certificado”. Ou seja, é um título que confere a possibilidade de um profissional atuar no mercado internacional de capitais.

Essa iniciativa é concedida pela ACIIA (Association of Certified International Investment Analysts), que é uma organização que envolve profissionais e empresas de várias partes do mundo.

É conhecida como uma “versão europeia” de uma outra importante certificação internacional, a CFA (Chartered Financial Analyst), que é feita por um instituto norte-americano e possui temática parecida e a mesma dificuldade de aprovação.

Aqui no Brasil, as avaliações da CIIA são feitas pela APIMEC (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais).

Fundada em 1998, esta instituição tem por objetivo comprovar a qualificação técnica dos profissionais da área de investimentos e regular a atuação deles no mercado financeiro nacional.

Por meio desse trabalho, a APIMEC é responsável também pela aplicação do CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento) - seja para as modalidades de análise técnica ou fundamentalista. Lembrando que esse título é uma exigência obrigatória para todos analistas de valores mobiliários desde 2010.

Quais as exigências para tirar a CIIA?

Para conseguir a certificação internacional CIIA, o candidato deve passar por avaliações e também comprovar alguns requisitos:

  1. Possuir CNPI (Fundamentalista) e CNPI-P (Fundamentalista e Técnico)
  2. Ser aprovado nas provas Foundation II e II
  3. Aprovação nos exames Final Level I e Final Level II.

O processo é feito por etapas e a duração dele pode demorar vários meses. Cada país membro da instituição emissora do certificado tem suas próprias exigências. No entanto, as avaliações são as mesmas e envolvem temas diversos.

De acordo com o site institucional do exame, a associação conta atualmente com 23 países e mais de 9 mil membros certificados. Dentre eles, 90% estão empregados. 

Em alguns países, essa certificação é uma qualificação exigida para profissionais atuarem no mercado financeiro. Esse é o caso da China, Hong Kong, Coréia do Sul, Itália, Portugal, Rússia, Espanha e Vietnã.

Quais os temas dos níveis da CIIA?

Ao todo são quatro provas, que apresentam temáticas e formas de avaliação diferentes. O candidato pode escolher fazê-las em dias distintos e isso deve ser feito de maneira prévia. As provas acontecem nos meses de março e setembro.

Foundation II

  • Análise e Avaliação de Renda Fixa
  • Economia

Foundation III

  • Análise e Avaliação de Derivativos
  • Administração de Carteiras

Final Level I

  • Finanças Corporativas
  • Economia
  • Contabilidade financeira e análise de demonstrativos
  • Análise e Avaliação de Ações

Final Level II

  • Análise e Avaliação de Renda Fixa
  • Análise e Avaliação de Derivativos
  • Administração de Carteiras

As duas primeiras etapas podem ser dispensadas caso o candidato possua as certificações de CNPI e CNPI-P e comprove experiência profissional de pelo menos cinco anos na área. Neste caso, para conseguir o CIIA, ele deverá ser aprovado apenas nos exames Final I e Final II.

Informações sobre inscrições, detalhes sobre datas e valores do exame podem ser solicitados de forma direta com o departamento da APIMEC que cuida da certificação. O email para contato é [email protected]


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo