Broker: qual é a sua função?

As relações comerciais podem ocorrer diretamente ou através de intermediadores, na bolsa de valores não é diferente, existem profissionais que auxiliam as negociações para que ocorram da melhor forma.

Isso ocorre para gerar praticidade para o mercado financeiro, mas também para melhorar a qualidade das negociações, garantindo o interesse de ambas as partes interessadas. 

O Broker é esse profissional que realiza as intermediações no mercado financeiro, mas não se trata apenas de fazer operações para os outros, o papel do broker vai além podendo incluir uma espécie de consultoria, vamos entender tudo neste artigo.

O que é o Broker?

O broker em um sentido amplo é uma pessoa ou instituição que faz a intermediação das operações de compra e venda na bolsa de valores. De forma mais restrita é um operador que faz as intermediações das negociações para uma corretora de valores. 

Apesar de ser comum a utilização da expressão na bolsa de valores, o termo broker também é utilizado como sinônimo para um corretor ou qualquer negociante, em várias áreas comerciais.

O broker busca aproximar duas pessoas com o interesse de negociar, de forma que se sintam mais seguras e tenham uma assessoria adequada para concretizar sua negociação.

Hoje, com a tecnologia já existem até brokers digitais, porém, a profissão não deixa de ter seu prestígio no mercado financeiro.

Como atua um Broker?

No mercado financeiro o broker é um operador ligado a corretora de valores que deve aproximar os clientes das negociações, ele pode prestar assessoria, oferecendo produtos, sem contudo fazer recomendações, explicando riscos e retornos e concretizando as operações no sistema conforme vontade do cliente.

Aqui no Brasil, a função de broker é realizada por profissionais, os agentes autônomos de investimentos, para exercer a profissão é necessário capacitação e certificação, isso tem o objetivo de garantir aos clientes que o serviço prestado é de qualidade, garantindo segurança na hora de alocar seu patrimônio.

Como as negociações com a bolsa de valores só podem ser feitas através de uma corretora, o papel do broker é garantir que o cliente que não deseja fazer suas operações de forma direta através de home broker tenha a assessoria devida.

O broker geralmente é remunerado pela corretora através de comissões que variam conforme o produto escolhido pelo cliente.

Por que usar o serviço de um broker?

Mas, se existe um home broker por que o investidor deveria usar o serviço de um broker?

O serviço do broker é principalmente para pessoas que não possuem o conhecimento adequado sobre o mercado financeiro e os tipos de ativos mas deseja investir. O serviço do broker evita ainda que erros operacionais sejam cometidos por quem não está familiarizado com plataformas de investimentos.

Ainda que o broker não possa realizar as recomendações você pode usar de seu conhecimento para compreender melhor os produtos, riscos e retornos e assim através de indicações de casas de análise investir nos ativos que lhe interessem mais. Além de que o broker é remunerado pela corretora e não lhe terá custo algum usar de seu serviço.

Compreendeu essa função muito importante no mercado financeiro? Já fez ou pretende ter a assessoria de um broker?

Independente da forma como você investe, não deixe de conhecer o mercado financeiro e ter uma boa noção de investimentos antes de alocar seu patrimônio. O Yubb oferece o melhor da educação financeira ao seu alcance, confira!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo