🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

CEI: o que é essa certificação?

Yubber, dentro do mercado financeiro, existe uma série de certificações possíveis, o que é muito interessante, pois cada uma contém uma abordagem diferente e específica, tanto para o momento de carreira da pessoa, quanto para o objetivo de aplicação dela.

Uma dessas certificações é a CEI (Certificação de Especialista de Investimentos), mas ela não existe mais. Aliás, para ser mais preciso, o nome dela foi alterado para CEA (Certificação Especialista de Investimento ANBIMA).

Tenho quase certeza que você já ouviu falar da CEA, correto?

Em 2010, a CEI passou a ser CEA, mas nada mudou além do nome, portanto, as atribuições continuam as mesmas.

Então, o que é CEA?

CEA é uma certificação do mercado financeiro, emitida pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), que vai permitir o especialista assessorar gerentes de contas de investidores pessoa física, podendo indicar produtos de investimento.

O especialista CEA pode exercer as atividades abrangidas pela CPA-10 e CPA-20, pois todo o conteúdo dessas duas é abordado na CEA e, é claro, outros assuntos a mais.

Além disso, segundo a instrução CVM 592, da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), um profissional CEA tem a prerrogativa de trabalhar como consultor de valores mobiliários independente. 

Isso é uma coisa que um profissional com CPA-10 (Certificação Profissional Anbima – série 10) e CPA-20 (Certificação Profissional Anbima – série 20) não pode.

Outro ponto interessante de dizer, é que profissionais CEA são considerados investidores qualificados, de acordo com a instrução CVM 554.

Por que isso é interessante?

Porque no mercado, há determinadas modalidades de investimentos que têm como público alvo somente investidores qualificados, e um dos requisitos é ser um profissional CEA.

Para conseguir essa certificação, é preciso estudar sobre os temas abaixo para realizar a prova que vai atestar o seu conhecimento:

·  Sistema Financeiro Nacional e Regulação dos Mercados;

·  Fundamentos de Economia, Finanças e Estatística;

·  Produtos de renda fixa, renda variável e contratos derivativos;

·  Fundos de Investimento;

·  Gestão de carteira e risco;

·  Planejamento de Investimento;

·  Produtos de previdência complementar.

Hoje há várias escolas de certificações online com foco nas certificações do mercado.

Ah, e quem faz a aplicação da prova é a própria ANBIMA. A prova é constituída por 70 questões, e para conseguir a aprovação, é preciso acertar, no mínimo, 70%, correspondendo, portanto, a 49 questões.

Vale a pena conseguir a certificação CEA?

A certificação é muito bem vista pelo mercado. O conteúdo da prova é bastante robusto, com uma abordagem bastante ampla, oferecendo ao profissional uma bagagem relevante para o mercado.

Se você quer atuar em algum banco ou qualquer outra instituição financeira, ela é bastante interessante. Mas essa não é a única alternativa, você pode também atuar como consultor autônomo.

Ah, e se você se interessa pela certificação, saiba que não há um pré-requisito para alcançá-la. Quero dizer que você não precisa de uma graduação, ou possuir a CPA-10 ou CPA-20. O que você precisa é ser um interessado pelo mundo financeiro e de investimentos, além de estudar muito.

Yubber, você já possui ou pretende alcançar alguma certificação do mercado financeiro?


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo