À prova de fogo

Momento decisivo para criptomoedas

evento online e gratuito 4 a 7 de Julho às 19h

Inscreva-se

CGRPPS: o que é essa certificação?

Yubber, o mercado oferece uma série de certificações, cada uma com uma abordagem diferente, o que é muito interessante, pois permite com que você direcione sua escolha de acordo com o objetivo pretendido.

Hoje falaremos especificamente sobre a CGRPPS. Para saber mais, é só ficar com a gente no artigo.

O que é o CGRPPS?

Essa grande quantidade de letras significa: Certificado de Gestor de Regime Próprio de Previdência Social.

RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), se você não sabe, é o sistema de previdência específico de cada ente federativo, que assegura, no mínimo, os benefícios de aposentadoria e pensão por morte dos seus segurados, ou seja, dos servidores titulares de cargo efetivo e de seus beneficiários.

A certificação é direcionada para profissionais que trabalham ou desejam trabalhar em instituições de previdência estadual e municipal.

Portanto, quando um candidato passa no exame, isso comprova que ele tem habilidades técnicas necessárias para exercer as funções dentro de instituições de previdência (estadual e municipal).

O objetivo do exame, ou seja, da certificação, é elevar os padrões dos serviços prestados pelos agentes de previdência.

A prova é oferecida pela Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais do Mercado de Capitais), em parceria com a Abipem (Associação Brasileira de Instituições de Previdência de Estados e Municípios).

Inclusive, falando sobre a Apimec, ela oferece, além da CGRPPS, outras certificações, as quais são bastante conhecidas no mercado, como a CNPI, CNPI-T e CNPI-P que, basicamente, são certificações para quem quer ser analista de valores mobiliários.

Nós temos um artigo sobre o assunto. Acesse clicando AQUI.

Como funciona o exame?

O exame é realizado em centros de testes da FGV (Fundação Getúlio Vargas), distribuídos em quase todo o território nacional.

A prova tem duração de 2 horas, contendo 50 questões, sendo elas de múltipla escolha. As matérias abordadas são as seguintes:

  • Economia e Finanças
  • Sistema Financeiro Nacional
  • Instituições e Intermediários Financeiros
  • Mercado de Capitais
  • Fundos de Investimento
  • Mercado Financeiro
  • Mercado de Derivativos
  • Gestão do Passivo Previdenciário
  • Políticas de Investimento
  • Ética e Relacionamento

Para conseguir passar na prova, o candidato precisará atingir um percentual de acertos igual ou maior a 50%.

Clique AQUI para acessar o conteúdo e bibliografia que eles indicam para o exame CGRPPS. As indicações são de sites e livros, e gostaria de complementar com mais uma dica.

No YouTube você encontra uma série de vídeos bastante explicativos sobre os assuntos e, ainda, de graça.

Após a aprovação, o certificado deve ser solicitado através do site da Apimec.

Validade do CGRPPS

A validade do CGRPPS é de 4 anos, e começa a ser contada a partir da data de solicitação do certificado.

Antes de vencer o certificado, o profissional deverá realizar um novo exame CGRPPS utilizando critérios de inscrição do manual de candidatura. 

O profissional que não renovar o certificado anualmente ou não validar o CGRPPS no período de 4 anos terá o nome retirado da lista pública de profissionais certificados, ficando, inclusive, impedido de exercer sua função até a regularização.

Então, Yubber, se você gostaria de atuar na gestão de instituto de previdência estadual ou municipal, essa certificação é o caminho.

Conta aí, você se interessa pela CGRPPS?


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo