Ações units: o que são e como funcionam?

Você já ouviu falar nas ações units? Se você está pensando em diversificar a sua carteira, elas podem ser uma boa alternativa para os seus investimentos.

Além da diversificação, as units possuem outras vantagens. Elas são de fácil acesso ao investidor e a sua negociação é bastante simples. Além disso, esse investimento é uma boa opção para quem busca gerar renda com investimentos que pagam dividendos.

Neste artigo, entenda o que são e como funcionam esses ativos.

O que são ações units?

As units também são conhecidas como certificados de depósito de ações, e reúnem ativos de diferentes classes. Elas podem ser formadas por ações ordinárias, ações preferenciais e BDRs.

Dessa forma, quem é titular de uma unit pode se beneficiar das características de cada um de seus componentes, como o direito a voto e preferência no recebimento de dividendos, por exemplo. Essa diversificação é uma das maiores vantagens das units.

A negociação desses papéis é feita na bolsa de valores, e eles são identificados pelo número 11, que vem logo depois do código da empresa. Exemplo: KLBN11 (unit da Klabin).

Como funcionam esses ativos?

As units são vendidas em lote-padrão mínimo de 100 ações. Como vimos, elas podem ser formadas por ações ordinárias, ações preferenciais e BDRs. Vejamos agora as características dessas classes de ativos:

Ações ordinárias

As ações ordinárias (ON) dão ao seu detentor o direito a voto nas assembleias da companhia. Logo, são destinadas ao investidor que deseja ter influência nas decisões da companhia.

Ações preferenciais

Por sua vez, as ações preferenciais (PN) garantem ao acionista a preferência na distribuição dos dividendos e dos juros sobre capital próprio.

BDRs

Já os BDRs são títulos comercializados na bolsa brasileira que representam empresas estrangeiras. Isso significa que, embora o investimento seja feito em reais e no Brasil, ele representa ativos internacionais, e está sujeito à variação cambial.

Neste artigo, saiba mais sobre os BDRs.

Como investir em units?

O processo é semelhante à compra de ações. Para investir em units, você precisa ter conta em uma corretora de investimentos. Se você ainda não tem, veja neste artigo algumas dicas para escolher uma corretora.

Depois da conta aberta, você só precisa acessar o home broker para começar a operar, da mesma forma que acontece com as ações.

No entanto, é importante que você conheça o seu perfil de investidor para aplicar seus recursos em units. Assim como todo o investimento em renda variável, as units podem apresentar volatilidade em determinados períodos, e você precisa estar preparado para o sobe e desce do mercado. Por isso, além de se certificar de que esse é um bom investimento para o seu perfil, é necessário também que você tenha algum conhecimento sobre como analisar ações.

Para lhe ajudar nisso, aqui no Yubb nós temos diversos conteúdos sobre indicadores da análise fundamentalista. Alguns dos mais utilizados são o preço/lucro (PL), endividamento geral (EG), lucro líquido, margem EBITDA, dividend yield, entre outros.

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo