O que são BDRs e como investir?

Cada vez mais o brasileiro busca formas de fazer seu dinheiro render. Uma das formas de melhorar o rendimento do patrimônio é investindo no exterior. Calma! Sabemos que essas palavrinhas já assustam muitos investidores iniciantes, mas o Yubb vai descomplicar as alternativas para você.

BDRs (Brazilian Depositary Receipts) são uma forma de investir em empresas que são cotadas fora do país através de “recibos” de investimento. E para você entender como funciona esse tipo de investimento e como investir nas grandes empresas internacionais basta continuar lendo.

O que você precisa saber:

  • O que são?
    • Como funcionam
    • Tipos
  • Por que investir por meio dos BDRs?
    • Vantagens
    • Desvantagens
  • Como investir?
    • Tributação

O que é BDR (Brazilian Depositary Receipt)?

Todos os dias, nós consumimos produtos e serviços de empresas de diversas partes do mundo, usamos serviços de streaming, compramos smartphones, lemos livros, usamos redes sociais… E por que não investir no exterior também? Isso está ficando mais simples para o investidor pessoa física, e uma das razões é o acesso aos BDRs.

Os BDRs são recibos de investimentos no exterior, isso significa que ao investir dessa forma você está investindo indiretamente através de certificados de depósitos que possuem lastro em ativos de fora do país.

Sendo assim logo vem a primeira dúvida: é seguro? SIM! As instituições que emitem Brazilian Depositary Receipt passam por registros na CVM - Comissão de Valores Mobiliários, o que garante que o BDR esteja representando o ativo no exterior. 

Como funcionam?

As instituições custodiantes devidamente registradas compram o ativo no exterior e o mantém em custódia, realizando em seguida os registros na CVM do programa de BDR para assim poder emitir os certificados de depósito referente ao ativo.

Tipos

Existem duas grandes classificações dos BDRs: patrocinados e não patrocinados, essa tipificação deriva da forma do programa de emissão dos ativos.

Patrocinados

Os Patrocinados são aqueles em que a empresa representada tem participação no programa de emissão, assim fica claro que ela detém interesse neste processo. Isso pode ser motivado por interesse no mercado brasileiro ou diversificação de acionistas por exemplo.

Os tipos Patrocinados são divididos em três níveis: I,II e III que se diferenciam no que diz respeito ao processo de negociação e de necessidade de divulgação de informações principalmente.

Não Patrocinados

Os Não Patrocinados são aqueles em que não há ligação da empresa com a iniciativa de emissão dos certificados de depósitos. A iniciativa para o programa é das instituições depositárias emissoras, sendo assim a responsabilidade pela divulgação de dados de resultados das empresas é dessas instituições também.

O interesse em oferecer esse tipo de BDR está na oportunidade de aumentar as opções de investimentos para a instituição e assim conquistar mais clientes.

Paridade

É importante sabermos também que sendo o BDR um certificado, não necessariamente um BDR corresponde a uma ação. Existe uma proporção de paridade, ou seja, o BDR pode representar mais de uma ação da empresa. É interessante o investidor estar atento para conhecer no que está investindo.

E por que investir por meio dos BDRs?

De início, existem algumas motivações para investir em BDR. A primeira é a diversificação, pois é muito importante ter uma carteira diversificada e melhor ainda se puder diversificar regionalmente e em moeda.

Também a possibilidade de investir nas maiores empresas do mundo, pois as gigantes mundiais já possuem BDRs sendo negociados, tais como Google, Amazon, Facebook…

Além disso, a possibilidade de investir em ativos atrelados ao dólar, ou de investir em empresas brasileiras que não tem o capital aberto no país e que futuramente possam ter BDRs sendo negociadas aqui

Os BDR’s também distribuem dividendos o que proporciona uma renda a mais ao investidor.

Outra grande vantagem também é a negociação ser feita no seu home broker da corretora, sem ser necessário abertura de conta em outra instituição ou remessa de valor ao exterior.

Desvantagens 

Uma das principais desvantagens de investir em BDRs está na liquidez menor que a das ações, mas isso pode melhorar tendo em vista a entrada maior de investidores.

Também, o investimento não ser de forma “direta” você não é propriamente o sócio da empresa, mas compra o direito de um emissor.

E ainda a incidência de recolhimento de parte dos dividendos por alguns emissores. Os percentuais são baixos, mas mesmo assim diminuem a renda passiva.

Como investir

A negociação dos BDRs é feita no próprio home broker da corretora brasileira, os tickers desse tipo de ativo possuem os finais 32,33,34 e 35 variando conforme o tipo e nível.

O investidor deve ficar atento também às oscilações de preço do BDR e a incidência do valor do dólar na precificação.

Por exemplo, se você possui um ativo que valorizou porém, o dólar ficou mais barato frente a moeda brasileira, a valorização pode não ser real. Já se o dólar valorizar frente ao real, ainda que o preço do ativo caia, pode existir lucro real. 

Tributação

A tributação dos BDRs não é muito diferente do que já ocorre para as ações brasileiras, que é de 15% sobre o lucro obtido, mas ao contrário das ações, aqui não temos a isenção para valores negociados abaixo de R$ 20.000,00. 

Já os dividendos podem ser tributados seguindo regras do país de origem da empresa, sendo em geral o valor descontado antes da distribuição ao investidor.

O investimento, como os demais, deve ser declarado à Receita Federal.

Recentemente, foi aprovado a possibilidade do investidor pessoa física também investir em BDRs. Antes da resolução aprovada no segundo semestre de 2020 somente investidores qualificados - aqueles com mais de R$1 milhão em patrimônio investido - podiam investir dessa forma.

Os BDRs começaram a ficar disponíveis para o investidor geral desde o dia 22/10/2020 sendo a negociação possível através do home broker da própria corretora.


E ai? vamos investir? Para encontrar os melhores BDRs para sua carteira, entre no nosso buscador e pesquise o ativo mais apropriado para você!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo