🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

9 estratégias de fundos de investimento para você conhecer

Se você já investe, ou pensa em começar a aplicar seus recursos em fundos de investimento, talvez já saiba que existem diferentes estratégias de investimentos para esses ativos.

Neste artigo, falaremos sobre estratégias dos fundos de renda fixa, ações e multimercados. Acompanhe a leitura!

Estratégias de investimento dos fundos de renda fixa

Veremos a seguir três diferentes estratégias dos fundos de renda fixa:

Crédito privado

Esses fundos precisam aplicar, no mínimo, 50% do patrimônio em títulos de dívida corporativa, como debêntures e FIDCs, por exemplo. Essa modalidade é interessante para o investidor que busca maior rentabilidade em tempos de juros baixos.

Juros

Já essa estratégia visa acompanhar o comportamento da Selic. Por isso, em momentos de juros baixos, esses títulos não proporcionam bons ganhos. No entanto, costumam ser os mais seguros do mercado e, inclusive, são indicados para formarem parte da reserva de emergência.

Inflação

Como o nome diz, aqui a estratégia visa acompanhar a inflação. Esses fundos costumam investir por meio do Tesouro IPCA+ ou contratos futuros de juros real, por exemplo.

Estratégias de investimentos dos fundos de ações

Os fundos de ações devem ter 67% do patrimônio alocado nesses títulos. Algumas estratégias desses fundos se aplicam também aos multimercados. Vejamos quais são:

Long Only

Uma carteira com fundos long only possui somente posições compradas. Por isso, eles são indicados quando há tendência de alta no mercado acionário.

Long Biased

Essa estratégia pode aparecer tanto nos fundos de ações quanto nos multimercados. Os long biased operam predominantemente comprados, porém também podem ter posições vendidas. Ou seja, se o gestor aposta na queda de algumas ações, ele pode ficar vendido por meio do aluguel de ações.

Indexados

A estratégia indexada é semelhante aos juros e inflação nos fundos de renda fixa. Basicamente, um fundo indexado busca acompanhar um índice. No caso dos fundos de ações, normalmente o índice utilizado é o Ibovespa, mas também podem existir outros.

Por terem funcionamento mais simples do que os fundos de gestão ativa, o ideal é que esses fundos também tenham custos menores. Uma boa forma de avaliar se os fundos indexados valem a pena é comparar os seus custos aos dos ETFs, que também são ativos indexados.

Exterior

Um fundo de ações também pode investir, predominantemente, em ativos no exterior. São considerados dessa categoria os que investem, pelo menos, 67% em ativos externos.

Estratégias de investimentos dos fundos multimercados

Além do long biased, existem outras duas principais estratégias para esses fundos:

Livre

Como o nome diz, na estratégia livre o gestor tem total autonomia para decidir sobre a alocação do patrimônio. Por isso, acaba sendo a que mais oferece riscos. Logo, é fundamental que o regulamento do fundo seja bem entendido antes de investir.

Quantitativos

Por fim, os fundos quantitativos são baseados em algoritmos e análises matemáticas. Essa modalidade ainda não é muito conhecida no Brasil, porém pode proporcionar retornos bem interessantes.

 Gostaria de saber mais sobre alguma dessas estratégias? Deixe aqui os seus comentários!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo