Conheça 7 vantagens para investir em ETFs

Se você já conhece um pouco sobre o que são ETFs e quer saber mais sobre esse tipo de fundo de investimento, esse artigo é todo seu!

Definir se uma aplicação é, ou não, ideal para o seu perfil e portfólio de ativos não é uma tarefa nada fácil. 

Entender as principais vantagens de um ativo pode ser um ponto decisivo na escolha de qual aporte fazer para sua carteira.

Pensando nisso, o Yubb compilou neste artigo 7 vantagens de investir em ETFs para que você consiga saber se esse investimento é para você!

As 7 vantagens:

  • Facilidade
  • Diversificação
  • Internacionalização
  • Transparência
  • Baixo custo
  • Aderência
  • Reinvestimento dos Dividendos

Facilidade

Para investir em um ETF, basta você entrar no home broker da sua corretora e comprar sua cota a partir do código do ETF. Dessa forma você não precisa se preocupar em estudar diversas ações para que seu investimento esteja seguro.

Para o investidor iniciante essa facilidade é uma ótima oportunidade de não perder dinheiro na indecisão de qual empresa deve valorizar ou desvalorizar.

Diversificação

Os ETFs são uma aplicação de grande diversificação pois, ao replicar as carteiras teóricas dos índices, o investidor acaba investindo nas diversas empresas que estão nessas carteiras. O investidor que não possui conhecimento suficiente para escolher ações nos diferentes setores, ao aportar em um ETF, acaba por realizar a diversificação de forma passiva.

Internacionalização

Manter uma carteira diversificada é importante e, muitas vezes, diversificar no exterior não é uma tarefa tão simples, mas pode ser. Ao investir em um ETF que replica um índice americano, como é o caso do IVVB11, você estará se expondo às maiores empresas dos Estados Unidos, o que diversifica sua exposição também em moeda. Afinal, apesar de ser cotado em reais, o ETF está sendo baseado em empresas que trabalham em dólar.

Transparência

Investir em ETFs representa uma forma segura de investimento pois você não corre o risco de estar exposto a uma carteira que você não conhece. Isso acontece porque os ativos presentes são os que compõe o índice, o que torna o investimento bastante transparente.

Baixo Custo

Uma vantagem que chama muita atenção dos investidores é em relação ao custo dos ETFs. As cotas do ETF possuem um valor bastante acessível ao investidor iniciante. 

Ao analisar, por exemplo, o BOVA11 - ETF que investe na carteira do Ibovespa - vemos que, com o preço pago na cota do BOVA11, você não conseguiria comprar uma ação de cada uma das cinco maiores empresas retratadas no índice. Isso torna o custo de investimento baixo. (Dados de out/2020) 

Aderência

Os ETFs não só representam a carteira teórica do índice, mas o gestor passivo realmente compra aquela carteira teórica. Isso garante que estejam bem próximos ao índice que se espelham. Pequenas diferenças estão ligadas a custos operacionais ou movimentos de mercado.

Reinvestimento dos Dividendos

Como os dividendos dos ETFs não são distribuídos, eles são reinvestidos. Desse modo, acabam por valorizar o preço da cota, o que gera rendimento para o investidor.

E aí? Gostou das vantagens do ETFs? Vai colocar esse ativo na sua carteira também? Para mais conteúdos de investimentos, siga o Yubb nas redes sociais e acompanhe nossos artigos aqui do site também!

Bônus!

Quer uma dica dos melhores ETFs? Veja o vídeo sobre os melhores ETFs para 2020 no canal do Yubb.

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo