🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

EWZ: saiba tudo sobre o Ibovespa dolarizado

O EWZ é um Exchange Traded Fund (ETF) que busca acompanhar as variações dos preços das ações mais negociadas na bolsa de valores brasileira – B3.

Esse é o maior ETF do Brasil negociado nas bolsas americanas. O índice replicado pelo EWZ é o MSCI Brazil 20-50 Index, que cobre cerca de 85% do valor de mercado de todas as empresas negociadas na B3.

O MSCI tem como objetivo acompanhar o Ibovespa. Ou seja, quando o Ibovespa sobe, a tendência é de que o EWZ se valorize na mesma proporção, e vice versa. 

A seguir, saiba mais sobre a composição desse ETF e sobre as vantagens e desvantagens desse investimento.

Como é composto o EWZ

Esse ETF investe, no mínimo, 95% de seu patrimônio em ações que formam o Ibovespa. Atualmente possui cerca de 63 ações em sua composição, escolhidas mediante critérios de valor de mercado e percentual de ações disponíveis para negociação.

Algumas das principais ações que formam o EWZ são as seguintes:

Vale (VALE3);

Itaú Unibanco (ITUB4);

B3 (B3SA3);

Bradesco (BBDC4);

Petrobras (PETR4);

WEG (WEGE3);

Magazine Luiza (MGLU3);

Ambev (ABEV3);

Itaúsa (ITSA4).

De que forma analisar o EWZ

Esse ETF está sujeito ao Ibovespa e à taxa de câmbio. Logo, o seu desempenho será definido pela combinação do movimento entre essas duas variáveis.

Se o dólar subir e o Ibovespa cair, o EWZ cairá. Porém, se o câmbio desvalorizar e a bolsa se mantiver estável, o ETF subirá. Portanto, é necessário considerar sempre os dois fatores para entender o movimento do fundo.

A análise do EWZ pode indicar o grau de interesse dos investidores estrangeiros pelo Brasil. Além disso, ao acompanhar o seu desempenho nos finais de semana e feriados nacionais pode ser útil para estimar como será a abertura do pregão no próximo dia útil.

Vantagens e desvantagens de investir no EWZ

Uma das principais vantagens de investir nesse ETF é a diversificação da carteira. Isso porque ele é composto por mais de 60 ações de diversos segmentos. Isso melhora a rentabilidade da carteira e faz com que o risco seja mitigado de forma eficiente.

Além disso, é muito fácil e prático investir em ETFs. Por serem fundos de gestão passiva, não há muito o que entender sobre estratégias. O investidor só precisa acompanhar a evolução do índice.

Por fim, o fundo também acompanha a variação do dólar. Logo, pode se beneficiar das oscilações da moeda forte.

Por outro lado, uma das desvantagens do EWZ é o fato de ele não estar disponível na B3 para negociação. Para adquirir cotas desse ETF, o investidor precisa abrir conta em uma corretora americana, para que possa negociá-lo na bolsa de valores de Nova York (NYSE).

Por último, cabe ressaltar que a variação cambial, assim como pode valorizar o investimento, também pode causar perdas. Isso dependerá da volatilidade do mercado.

Existem opções de ETFs que replicam o Ibovespa também no mercado nacional.Saiba tudo neste artigo.

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo