Mini índice: o que é e como investir?

Estamos sempre buscando opções de investimentos em que seja possível multiplicarmos nosso capital e ganhar um bom dinheiro. Na bolsa de valores existem diversas alternativas para você por seu dinheiro para trabalhar. 

Os contratos futuros são uma dessas alternativas muito procuradas para quem deseja trabalhar com investimentos, mas nem todo mundo possui capital suficiente para sequer conseguir se alavancar nessas operações.

Mas existe uma oportunidade para quem mesmo com pouco dinheiro deseje operar no mercado futuro da bolsa de valores: através de mini contratos, e um dos mais utilizados é o mini índice.

Por se tratar de um instrumento não muito popular é necessário conhecimento e cuidado ao operar mini índice. Nós, do Yubb, vamos te explicar o que é e como investir em mini índice para iniciar sua jornada de aprendizagem neste tipo de aplicação.

O que é mini índice?

O mini índice é um mini contrato futuro do índice Ibovespa. Ou seja, é um derivativo no qual pode-se operar um contrato futuro do índice Ibovespa com um valor menor. Esse instrumento é muito utilizado por pessoas físicas para operar na bolsa de valores.

Vamos entender:

Contratos Futuros

Os contratos futuros são instrumentos derivativos de ativos no qual se cria um compromisso entre um comprador e um vendedor de concretizar uma operação futura num valor acordado no tempo presente. Os contratos futuros podem ser utilizados como proteção ou como especulação.

Existem vários tipos de contratos futuros, todos negociados a partir de um ativo que pode ser financeiro ou uma commodity. Um dos ativos financeiros negociados no mercado futuro é o índice Ibovespa que serve como marcação do mercado da bolsa brasileira.

Como funciona o mini índice?

O mini índice funciona como uma parte de um contrato futuro do índice Ibovespa, o seu tamanho equivale a 20% de um contrato futuro de Ibovespa completo.

Dessa forma para cada ponto do índice reflete em R$ 0,20 no mini contrato.

Por se tratar de um contrato o mini índice possui um vencimento. O vencimento no mini índice é sempre em meses pares na quarta feira mais próxima ao dia 15 do mês.

Se por acaso não ocorrer negociação (em razão de evento atípico - feriado) o vencimento será na próxima negociação.

Como investir em mini índice?

As operações de mini índice são realizadas através de uma corretora sendo feitas através de uma plataforma, você deve escolher a melhor para sua usabilidade.

O código de negociação é composto de 3 primeiras letras que representam o nome do contrato e os 3 últimos caracteres são o mês de vencimento e o ano:

  • Mini contrato de índice: WIN
  • Mês de vencimento:
    • Fevereiro - G
    • Abril - J
    • Junho - M
    • Agosto - Q
    • Outubro - V
    • Dezembro - Z

Exemplo de composição do código de negociação:

  • WINZ20 
    • WIN - mini contrato de índice Ibovespa
    • Z - vencimento em dezembro
    • 20 - ano de vencimento 2020

O ganho com as operações de mini índice ocorrem a partir da variação dos pontos do Ibovespa, cada ponto equivale a um ganho - ou perda de R$ 0,20 tendo em vista o preço no contrato.

O mini índice possui ajuste diário, dessa forma todos os dias você pode estar ganhando ou perdendo de acordo com a oscilação do Ibovespa, sendo esses valores ajustados pela Bolsa. Por isso, para investir em mini índice é necessário que você possua uma garantia na conta da corretora.

As operações em mini índice podem ser feitas apenas no horário de pregão da bolsa de valores.

Alavancagem

Ainda quem não possui montante suficiente pode optar também por operar alavancado, ou seja, a corretora te permite operar uma margem maior do que a que você possui em conta, mas é necessário uma garantia de no mínimo 15% do valor. Essa garantia pode ser feita através de outros ativos financeiros, não sendo necessariamente em dinheiro.

As operações com mini contratos são consideradas simples porém merecem dedicação e estudo. As chances de se perder dinheiro alavancado podem causar grandes prejuízos. Então se você pretende operar mini contratos é bom se aprofundar bem no tema e conhecer estratégias.

Para saber tudo dos melhores investimentos acompanhe nosso trabalho, o Yubb tem diversos conteúdos para te ajudar a investir melhor!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo