O que é e qual a função da B3?

B3 é a bolsa de valores do Brasil e é chamada assim em alusão às iniciais de Brasil, Bolsa e Balcão. A instituição já foi conhecida como Bovespa entre 1890 a 2008 e BM&FBovespa de 2008 a 2017. Nesta última data, o nome foi alterado para o atual, acompanhado pela fusão entre a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA) com a Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (CETIP).

Com sede na capital paulista, em São Paulo, é uma das maiores bolsas de valores do mundo e opera sob a supervisão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que é vinculada ao Ministério da Economia. Seu principal índice de desempenho é o Ibovespa que pontua o volume médio de operações nos últimos meses.

Origem da B3

A B3 surgiu em 22 de março de 2017 quando o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e o CVM aprovaram a fusão da BM&FBovespa com a CETIP. No entanto, a história da bolsa é muito mais antiga do que essa nova nomenclatura.

Fundada em 1890, a Bovespa era a sigla para Bolsa de Valores de São Paulo e assim se chamou até a fusão com a BM&F em 08 de maio de 2008. Antes dessa data, a bolsa era destinada somente às negociações de ações. Já a BM&F era o principal centro de compra e venda de contratos de mercadorias (principalmente commodities).

Nove anos depois, o grupo se juntou ao principal detentor de títulos em renda fixa do país – a CETIP – se tornando uma das bolsas de valores mais importantes do mundo e a maior da América Latina, com patrimônio de 13 bilhões de dólares no ano da fusão em 2017. Em 2019, a B3 atingiu a sua marca recorde de investidores: 1,5 milhão de pessoas.

Qual a função da B3?

A principal função da B3 é garantir um sistema de operação e infraestrutura para comercialização de ações e outro títulos do mercado financeiro, assim como processar, liquidar e custodiar ativos financeiros.

Além de promover o desenvolvimento do sistema financeiro e de capital, a bolsa procura oferecer cada vez mais um ambiente seguro de capitalização entre investidores e instituições no Brasil.

Para isso, ela conta com sistemas de negociação, compensação, liquidação, depósito e registro dos principais títulos que oferece.

Como comprar ações da B3?

A partir da última fusão em 2017, as ações começaram a se chamar B3SA3 e desde então elas vêm ganhando certo valor de mercado.

Com a popularização das corretoras, é possível adquirir ações da B3SA3 em mais de 80 instituições autorizadas por meio do home broker. E algumas dessas empresas não cobram corretagem para fazer esse tipo de serviço, portanto, vale pesquisar antes de escolher.

Além disso, é importante ressaltar que os investimentos em renda variável não possuem garantia de rendimentos. Isto é, da mesma forma que os ganhos podem ser expressamente altos, as perdas também. Por isso é tão importante manter uma carteira de investimentos diversificada.


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo