PNB (Produto Nacional Bruto): o que é e como funciona esse indicador?

O PNB (Produto Nacional Bruto) é um dos principais indicadores macroeconômicos do país. Assim como o PIB (Produto Interno Bruto), ele mede as riquezas geradas pelas empresas em um determinado período de tempo.

Neste artigo, veremos o conceito de PNB, e entenderemos qual a sua importância para avaliar a economia de uma nação. Continue a leitura e confira!

O que é Produto Nacional Bruto (PNB)?

O PNB é um indicador que considera toda a riqueza gerada pelo país, tanto no território nacional quanto em países estrangeiros.

Nesse sentido, o indicador abrange toda a produção de empresas brasileiras, mesmo a que ocorre em suas filiais no exterior. Em relação aos valores, o seu cálculo considera a produção de bens tangíveis como maquinário, automóveis e produtos do agronegócio, por exemplo, e, também, a prestação de serviços como um todo.

Ficam de fora do cálculo a matéria prima e os serviços realizados para a produção dos bens materiais. Isso porque o valor de ambos já é contemplado no preço do produto final. Também não entram no cálculo do PNB as remessas de recursos que companhias estrangeiras instaladas no país fazem para as suas matrizes.

Qual a diferença entre PIB (Produto Interno Bruto) e PNB?

O PIB é um indicador que demonstra a dinâmica da economia interna do país. Isso porque ele representa somente a riqueza que é gerada dentro do território nacional. Já o PNB é mais abrangente, pois, além de representar as riquezas produzidas, ele também considera todo o fluxo de capital que entra e sai no país.

O PNB é mais indicado para medir a riqueza de uma nação do que o PIB. Isso porque os países mais desenvolvidos são os que mais têm empresas multinacionais fora dos seus territórios. Além disso, recebem muito mais recursos dessas filiais, o que contribui para que o PNB seja ainda maior ao de nações menos desenvolvidas.

Cálculo do PNB

Há duas formas de representar o Produto Nacional Bruto:

PNB = PIB + entradas de capital – saídas de capital

ou

PNB = PIB + R1 + R2 – R3, onde:

R1 = lucro das empresas brasileiras no exterior enviado ao Brasil;

R2 = investimentos e outros recursos recebidos do exterior;

R3 = lucro das empresas internacionais que atuam no Brasil enviado às suas matrizes.

É importante saber que o PNB é utilizado também para o cálculo da renda per capita. Esse indicador nada mais é do que o Produto Nacional Bruto dividido pelo número de habitantes da nação.

Como vimos, o PNB é um importante indicador para analisar a macroeconomia de um país. Quer saber mais sobre economia e produção? Então, dê uma olhada nos artigos abaixo, e mande seus comentários ou dúvidas, que responderemos!

Microeconomia e macroeconomia: o que é e qual a diferença?

Doença holandesa: o que é e como funciona?

O que é desindustrialização?

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo