Crowdfunding: o que é e como funciona?

Empreender não é uma tarefa fácil. Iniciar um negócio requer muita dedicação, mas há outro fator importante para o sucesso: possuir capital para investir na empresa.

Como nem todo empreendedor, ou melhor, como a grande parte dos empreendedores não possuem um bom montante de dinheiro para começar ou expandir seus negócios é necessário buscar formas de financiar o desenvolvimento da empresa.

Conseguir crédito também é um passo complicado, muitas vezes o acesso a boas condições de juros é bastante restrito e cabe ao empreendedor buscar meios diferentes para ter um bom capital à disposição.

Um desses meios é o Crowdfunding, um tipo de financiamento coletivo que cresce bastante no mundo como forma de iniciar ou ampliar negócios inovadores principalmente.

Tendo em vista a importância dessa modalidade, o Yubb preparou esse artigo para você entender tudo de Crowdfunding, confira!

O que é Crowdfunding?

O Crowdfunding é um tipo de financiamento coletivo, o nome em inglês é formado por crowd (multidão) e funding (financiamento) - tradução livre, ou seja, um financiamento coletivo que é realizado por um grupo de pessoas externas à ideia inicial que não necessariamente se conhecem. 

Essa modalidade de financiamento é usada para várias funções, mas as mais conhecidas são para concretizar ideias de produtos e principalmente para o crescimento ou instalação de novas empresas. No segundo caso pode funcionar inclusive como uma modalidade de investimento, conheça nosso artigo específico sobre o Crowdfunding como investimento.

O Crowdfunding pode ser usado ainda como forma de sustentar ongs ou fazer doações a pessoas ou causas específicas.

Se você já participou de uma “vaquinha” para comprar um presente para um amigo ou um utensílio para seu local de trabalho pode-se dizer que você já fez parte de um pequeno Crowdfunding, a principal diferença entre uma vaquinha tradicional é que o foco não está na compra de um produto. Existem especificidades de como é realizado esse processo que depende principalmente do objetivo da arrecadação, vamos entender mais.

Como funciona o Crowdfunding?

O Crowdfunding ocorre quando uma ideia é escolhida para ser financiada por pessoas externas a ela, porém não é qualquer pessoa que sai alocado seu dinheiro em qualquer ideia, hoje em dia existem plataformas que aproximam financiadores dos receptores do financiamento.

Os financiadores que escolhem essa modalidade estão cientes de que pode ou não haver retorno dependendo do objetivo do financiamento, sendo realizadas doações ou aportes com recompensas.

Para receber um aporte via Crowdfunding geralmente o dono da ideia monta um projeto defendendo o porquê de merecer a ajuda financeira dos interessados. Nesses projetos são apresentados desde a história do objeto do projeto até prováveis impactos. 

É muito importante que o projeto apresentado para receber o Crowdfunding seja bem estruturado e divulgado, existem até mesmo assessorias para auxiliar nessas ações, algumas realizadas pelas próprias plataformas que concentram projetos.

Quando se fala em Equity Crowdfunding, que é a modalidade de financiamento como forma de investimento em novas empresas, esse processo é mais complexo que o de doações simples.

Atualmente esse tipo de processo é realizado por meios digitais, existindo plataformas que trabalham com a interação entre os interessados em Crowdfunding voltadas para todos os tipos de projetos.

Tipos de Crowdfunding 

A busca de financiamento coletivo atrai diversas pessoas que buscam tirar sua ideia do papel sendo os principais tipos de Crowdfunding:

  • Financiamento de empresas
  • Financiamento de produtos
  • Doações para ONGs e instituições 
  • Doações para pessoas físicas

Em todos os tipos de Crowdfunding é percebido o quanto essa forma de colaboração é importante para apoiar boas ideias. Diversos projetos interessantes só se tornaram possíveis a partir dessa iniciativa, apesar de ser mais recente no Brasil, no exterior o financiamento coletivo já é bem mais frequente e estruturado.

O Yubb é um buscador de investimentos gratuitos que tem por objetivo te ajudar a investir melhor mas nossa atuação não se restringe só nos investimentos, conheça nossos conteúdos de educação financeira e compreenda melhor a economia a nossa volta!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo