Ações Tenbaggers: o que são e como encontrá-las?

Quem primeiro utilizou o termo tenbagger foi o megainvestidor Peter Lynch, em seu livro O Jeito Peter Lynch de Investir (On Up on Wall Street, no original em inglês).

Basicamente, as tenbaggers são ações que apresentam potencial de valorização equivalente a 10 vezes o investimento realizado. A seguir, saiba mais sobre esses investimentos e como encontrá-los!

O que são ações tenbaggers?

Literalmente, o termo tenbaggers (ou 10-baggers) significa títulos que podem proporcionar ganhos equivalentes a 10 vezes o valor do investimento. No entanto, no mercado financeiro esse conceito é mais flexível, pois se aplica a toda ação com alto e rápido potencial de valorização, sem especificar o percentual de crescimento.

O termo foi cunhado por Peter Lynch e remete a uma referência do baseball, esporte admirado por ele. No baseball, costuma-se dizer que uma tenbagger é uma jogada de efeito, muito bem-sucedida. Logo, no mercado acionário, trata-se de investimentos que proporcionam grandes possibilidades de ganhos.

Porém, para ser considerada uma tenbagger, essa valorização não precisa acontecer da noite para o dia. Ao contrário, segundo Peter Lynch, os ganhos mais sustentáveis com ações estão em um horizonte de longo prazo. Ou seja, o que define o termo não é a velocidade de valorização, mas sim a proporção que ela atinge.

Como encontrar ações tenbaggers?

Normalmente, as ações tenbaggers estão em segmentos da nova economia ligados a inovações e a altos investimentos, como as startups, por exemplo. Isso porque as empresas já consolidadas (também conhecidas como blue chips) dificilmente apresentarão crescimentos mais rápidos ou expressivos, pois os seus mercados já são maduros. Dessa forma, o crescimento dessas companhias costuma ser estável, mas sem sobressaltos.

Outro ponto a observar são as empresas ligadas a tendências sociais, como investimentos ESG, por exemplo. Atualmente, a sustentabilidade não é uma preocupação somente da sociedade, mas também do mercado financeiro. Empresas que seguem critérios sustentáveis e que possuem governança corporativa tendem a ser muito mais valorizadas pelos investidores.

Neste artigo, saiba mais sobre como funcionam os investimentos ESG.

Por fim, é importante prestar atenção também no interesse dos investidores em relação a determinadas ações. Nesse sentido, sempre há algum investidor mais atento ou experiente que descobre alguma nova oportunidade e, dentro de algum tempo, isso é disseminado no mercado.

Peter Lynch e sua filosofia de investimentos

Peter Lynch também é conhecido por adotar a filosofia buy and hold, ou seja, foco no longo prazo. Além disso, o megainvestidor também defende que o investidor só deve colocar o seu dinheiro em negócios que ele entenda. Dessa maneira, conseguirá encontrar de forma mais fácil boas ações para investir.

Por fim, após encontrar boas possibilidades, é hora de analisar cada uma delas de forma muito criteriosa. Nesse sentido, os indicadores financeiros da análise fundamentalista são boas ferramentas, pois permitem avaliar o desempenho da empresa e o seu posicionamento no mercado de forma geral.

Se você quiser saber mais sobre indicadores financeiros e análise de investimentos, dê uma olhada nos artigos abaixo!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo