🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Qual a diferença entre buy side e sell side?

No mercado financeiro, quando falamos em análise de investimentos, existem duas áreas bem distintas: buy side e sell side.

Pode-se dizer que ambas são complementares para o investidor, porém as suas atuações são bastante diferentes. Neste artigo, vamos entender quais as diferenças entre essas duas áreas, e o que exatamente fazem os seus profissionais. Continue a leitura!

Buy side e sell side: o que isso significa?

Os dois termos servem para designar diferentes áreas de investimentos no mercado financeiro. Vejamos o que significa cada um deles.

Buy side

Buy side, como o próprio nome diz, é a área que trabalha do “lado da compra”. Isso significa que os seus profissionais têm o objetivo de encontrar boas oportunidades de compra de ativos.

O analista buy side atua na administração dos recursos dos clientes, sempre buscando maximizar a rentabilidade com o menor risco possível. Nesse sentido, ele recomenda a compra de ativos com base em pesquisas de mercado.

Por essas características, dá para dizer que o trabalho do buy side se assemelha ao do assessor de investimentos. Um exemplo de trabalho desse profissional é a elaboração de análises e relatórios para fundos de investimentos. Essa análise orienta o gestor no sentido de tomar as melhores decisões em relação aos ativos que formam o fundo. Com isso, é possível maximizar os resultados para os investidores.

Alguns exemplos de integrantes do buy side são:

- gestoras de investimentos;

- hedge funds;

- fundos de private equity;

- seguradoras;

- clubes de investimento;

- fundos multimercados e de ações;

- entre outros.

O trabalho do analista buy side é interno, ou seja, somente ele tem acesso aos dados da empresa para a qual ele presta serviços. Isso significa que as suas estratégias são mantidas em sigilo, pois atendem a um cliente em específico dos listados acima.

Sell side

Por sua vez, o sell side atua na promoção e na venda de ativos financeiros diversos. Normalmente, esses profissionais são remunerados por suas recomendações de investimentos para o mercado. Isso pode acontecer por meio da venda de relatórios ou recomendações propriamente ditas.

Os sell sides costumam ser os seguintes agentes ou entidades:

- bancos de investimentos;

- corretoras;

- analistas e agentes autônomos de investimentos.

Enquanto o buy side trabalha sob sigilo, o analista sell side atua de forma mais autônoma. Ou seja, ele pode vender os seus relatórios e as suas análises econômicas ao público em geral, pois um de seus objetivos é justamente captar novos clientes.

O fato é que uma função complementa a outra em termos de análise de investimentos, pois ambas auxiliam na decisão sobre comprar ou vender ativos.

O que é necessário para ser buy side e sell side?

Tanto os analistas buy side quanto os sell side precisam ter a Certificação Nacional do Profissional de Investimento (CNPI). Essa certificação existe também em outros países, e atesta um alto nível de conhecimento por parte dos profissionais que trabalham com investimentos.

Saiba mais sobre a CNPI neste artigo.

Deu para entender como funcionam buy side e sell side? Se você tem interesse sobre como atuar em análise de investimentos, dê uma olhada em algumas outras certificações que o mercado exige para essa função:

 CGA: o que é essa certificação da Anbima?

CEA: o que é essa certificação da Anbima?

CFP: o que é essa certificação?

CGRPPS: o que é essa certificação?

CEI: o que é essa certificação?

CIIA: o que é essa certificação?


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo