Assessor de investimentos vale a pena?

Começar a investir não é uma tarefa fácil, muitas pessoas se sentem bastante inseguras na hora de aplicar o fruto do seu trabalho.

Alguns até sabem aonde querem chegar com seus investimentos, mas montar uma estratégia apropriada pode parecer um grande desafio caso você não tenha conhecimento adequado.

Todavia, existem diversos profissionais que atuam no mercado financeiro e podem auxiliar na aplicação do seu dinheiro. Conhecer como atuam esses profissionais é importante para que você escolha o serviço adequado a sua demanda e não se frustre na hora de investir.

O assessor de investimentos é um desses profissionais que inclusive vem crescendo muito no mercado através da atuação de agentes autônomos de investimentos ligados as grandes corretoras.

Hoje falaremos um pouco da atuação desse profissional e se realmente vale a pena utilizar dos seus serviços.

  • O que é o assessor de investimentos?
  • Quem pode ser assessor de investimentos?
  • Como é a atuação do assessor de investimentos?
  • Vale a pena a assessoria de investimentos?

O que é assessor de investimentos?

O assessor de investimentos é um profissional responsável por fazer uma intermediação entre você investidor e os produtos financeiros. 

Isso ocorre através do oferecimento de produtos ao investidor com base no seu perfil e objetivos. Porém, o assessor de investimentos é um profissional ligado às corretoras de valores, isso pode trazer algumas consequências para sua atuação que vamos explicar para você.

O assessor de investimentos é também conhecido como agente autônomo de investimentos que é a profissão que realiza o serviço de assessoria de investimentos. 

Esse serviço pode ser prestado por pessoas físicas devidamente credenciadas ou também por pessoas jurídicas através de associações de agentes autônomos de investimentos ligadas às corretoras.

Quem pode ser assessor de investimentos?

Para prestar assessoria de investimentos, o profissional deve ser agente autonomo de investimentos atividade que possui atuação regulamentada pela CVM

Além disso, essa profissão também é certificada pela ANCORD -  Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias desde 2012, ou seja, quem exerce essa atividade sem a certificação e cadastro dessas instituições está fazendo de forma ilegal.

Como é a atuação do assessor de investimentos?

Muitas pessoas confundem a atuação do assessor de investimentos com a do consultor de investimentos. O que é normal, todavia, são profissões com atuações e regulações diferentes o que implica inclusive em ilegalidade em caso de cruzamento da fronteira dessas funções.

O assessor de investimentos estando ligado as corretoras possui a função de captar investidores e os auxiliar na escolha dos produtos para aplicação, passando informações e tirando dúvidas. Ele pode também recepcionar e registrar as ordens de investimento, intermediando a relação cliente - corretora.

Sendo a decisão sobre investimentos sempre do cliente esse profissional não pode fazer a recomendação de investimentos!

Na assessoria de investimentos deve ser conhecido o perfil do cliente para que sejam apresentados produtos condizentes com sua estratégia.

As recomendações de investimentos devem ser feitas apenas pelos profissionais certificados para isso como analistas de investimentos e somente serão repassadas aos clientes pelo agente autonomo de investimentos.

Vale a pena a assessoria de investimentos?

Existe uma grande discussão se realmente vale a pena utilizar dos serviços de um assessor de investimentos pois apesar de não cobrar nada para te assessorar esse profissional está ligado a uma corretora de valores, recebendo sua remuneração através de comissão paga pela corretora pelo produto financeiro escolhido pelo cliente.

Desse modo pode existir conflito de interesses no trabalho desse profissional pois indicará apenas os produtos que são oferecidos pela corretora a que são vinculados. Ou em piores casos a assessoria pode indicar apenas produtos que pagam uma comissão mais alta para o assessor.

Sendo assim para a assessoria realmente valer a pena é essencial que se busque por profissionais transparentes, credenciados e que demonstrem estar com foco no mesmo objetivo que você.

O que torna suas escolhas mais fáceis é o que você está fazendo agora: estudar e conhecer o mercado! Para mais conteúdos não deixe de nos acompanhar nas redes sociais!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo