Como investir em dólar e outras moedas

Yubber, diversificar é importante. Imagine que tenhamos algum problema em nossa economia doméstica e, de repente, seus investimentos alocados no Brasil caem absurdamente. Isso te deixaria bastante desconfortável, não é?!

Só economia doméstica? Não. Na verdade, quando passamos por alguma crise, seja ela doméstica ou mundial, os países emergentes tendem a sofrer mais.

Ninguém vai procurar real para se proteger, concorda? Portanto, ter uma parte do portfólio alocada em moedas fortes, faz muito sentido, não só no que diz respeito à proteção, mas também na valorização, se esse for o objetivo.

Hoje eu vou te falar algumas maneiras possíveis de investir em dólar e outras moedas.

Mas, primeiro, aqui vão duas dicas.

Dicas para investir em dólar e outras moedas

1. Considere moedas fortes

Yubber, imagino que, se você está considerando investir em dólar ou outras moedas, é porque tem, pelo menos, a intenção de proteger o seu capital ou, ainda, ser rentabilizado.

Logo, se sua ideia é essa, não faz sentido você investir em moedas sem potencial algum, concorda?

Então, é interessante que leve em consideração, por exemplo, o dólar e o euro, pois são ótimas moedas para começar.

2. Papel moeda? Hoje não, obrigada

Fiz uma brincadeirinha nesse título, mas ele expressa o que eu penso a respeito.

Você vai ver por aí no mercado uma série de especialistas “prevendo” o movimento das moedas. Acredite, Yubber, essa é uma tarefa extremamente difícil, portanto, uma especulação bastante arriscada.

Fique atento: não acredite em tudo o que ouve por aí. Prever o preço do dólar ou qualquer outra moeda é impossível (a não ser que a sorte decida presenteá-lo).

Além disso, há outros pontos negativos, como furto, perda, degradação, e IOF (Imposto sobre Operação Financeira), spread e outras taxas adicionais que você tem de arcar caso decida comprá-la fisicamente.

Eu só acho viável caso vá viajar para o exterior em um prazo não muito distante.

Bom, considerando esses motivos que citei, vou apresentar outras maneiras de investir.

Como investir em dólar e outras moedas?

  • Fundos cambiais: fundos cambiais precisam ter, no mínimo, 80% da carteira alocada em ativos estrangeiros ou por meio de derivativos. A vantagem de se investir em um fundo, é que a gestão é feita por um profissional. Além do mais, geralmente não são necessários valores tão altos de aplicação;
  • Ações: você pode também comprar ações de empresas diretamente na bolsa do país detentor da moeda que você se interessa. Por exemplo: caso se interesse por dólar americano, você pode acessar as bolsas dos Estados Unidos e comprar ações lá.

Inclusive, nós temos um vídeo em que o Bernardo Pascowitch ensina como abrir conta na Avenue Securities, uma corretora que intermedia o acesso ao mercado americano. É só clicar AQUI;

  • Fundos multimercados: também é possível encontrar um fundo multimercado que tenha seus recursos atrelados à moeda. A diferença dele para o fundo cambial, é que o multimercado não tem uma porcentagem preestabelecida para fazer alocação de seus recursos;
  • Mercado futuro: aqui, o investimento se dá por meio de contratos futuros, negociado no mercado futuro. Mas, para esse tipo de operação, é recomendado que o investidor tenha bastante conhecimento e experiência, visto que é uma operação arriscada;
  • BDRs (Brazilian Depositary Receipts): outra alternativa é através dos BDRs. Adquirindo BDRs você consegue acessar ações do exterior por meio de um recibo. Ou seja, você possui um recibo com lastro nas ações. Além do mais, é possível comprar os BDRs na bolsa de valores aqui do Brasil.

Yubber, cada um desses investimentos citados possui um risco e estratégia diferente, o que significa dizer, portanto, que não são todos que vão ser condizentes com o seu perfil.

Antes de alocar os seus recursos em um investimento, saiba qual o seu perfil de investidor e, claro, conheça o ativo ou a modalidade que você está considerando.

Seguindo esses passos básicos, você evitará frustrações.

Espero que tenha gostado do artigo, Yubber!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo