Bolsa de valores: 5 dicas para começar a investir

A baixa rentabilidade da renda fixa tem atraído muitas pessoas para a bolsa de valores, mas esse ainda é um mundo desconhecido para a população em geral.

Apesar da romantização dos filmes a bolsa não é apenas o lar de milionários e trabalhadores que passam dias olhando gráficos.

Investir em renda variável é muito mais sobre fazer parte da economia, se tornar sócio de empresas ou empreendimentos e ver seu dinheiro trabalhando.

Assim, é muito importante que você entenda como funciona o mercado financeiro antes de começar a investir. Pensando em te ajudar separamos 5 dicas essenciais para quem vai começar a investir na bolsa de valores.

1. Estude antes de investir!

A primeira dica você já começou a aplicar quando chegou aqui. Parece meio óbvio mas não é, investir requer conhecimento e muita gente resolve aplicar seu dinheiro sem entender como isso acontece e qual é aquele investimento. 

Não se atraia exclusivamente por rentabilidade! Somente conhecendo bem o tipo de investimento você pode ter certeza se ele é para você!

Comece compreendendo a renda variável, como funciona a bolsa de valores, os conceitos de volatilidade, riscos, e o que são cada tipo de investimentos:

  • Ações
  • Fundos Imobiliários
  • Fundos Multimercados
  • ETFs
  • BDRs
  • Ações estrangeiras

Viu como são muitas possibilidades? Somente com conhecimento mínimo você vai investir bem. E conte com o Yubb para isso! Temos cursos gratuitos, uma seção toda de artigos com diversos temas, o Blog e se você prefere aprender um pouquinho todo dia não deixe de nos acompanhar nas redes sociais #FicaaDica!

2. Abra conta em uma corretora taxa zero!

Investir na bolsa de valores possui alguns custos, o principal custo está na corretagem, mas ninguém gosta de pagar para ganhar dinheiro né?! 

As corretoras são as responsáveis por intermediar seus investimentos com a bolsa de valores, sendo assim, você precisa de uma corretora para investir bem. Algumas corretoras cobram taxas para realizar as movimentações, outras já aderiram ao movimento de zerar suas taxas.

Para você que é iniciante, não é um bom caminho começar pagando por taxas. existem corretoras com ótimos serviços e que não cobram por isso.

Então, fique atento e encontre a corretora ideal para você e dê preferência para as taxa zero!

O Yubb também te ajuda nisso! No nosso buscador você encontra as melhores opções de corretoras e para que você escolha a que é mais a sua cara temos uma série de vídeos analisando as corretoras e seus homebrokers.

3. Comece com pouco!

Outro passo óbvio?! Vocês que pensam! O que tem de companheiros espalhados por ai que resolveram começar a investir e colocaram TODO seu dinheiro em um investimento e estão arrependidos… 

É sempre bom lembrar de iniciar com aportes pequenos, ainda que você já possua uma certa quantia guardada. Isso é importante pois garante que você não perca seu dinheiro todo caso cometa algum erro. Afinal, errar é humano.

Além, iniciar com pouco dinheiro permite que você “experimente” seu psicológico, pois a bolsa de valores é renda variável e assim vemos a volatilidade dos ativos com frequência.

Um dia seu investimento sobe um pouco, no outro ele cai, e assim vai. 

Você só irá se sentir confortável com a volatilidade com conhecimento e tempo, assim irá perceber que ao longo do prazo a volatilidade faz bem para investimentos bem fundamentados. 

O que pode diminuir esse desconforto é formar uma reserva em renda fixa.

4. Diversifique!

A diversificação é uma das palavras chaves para bons investimentos. Diversificar na hora de investir significa não concentrar todo seu dinheiro em um único ativo ou setor.

Na bolsa de valores temos diversas formas de investir como citamos lá em cima para você começar a estudar. 

Assim que entender como funciona cada investimento você pode alocar um pouco do seu patrimônio nas formas em que se sentir mais seguro, e dentro de cada investimento você pode também diversificar em setores.

A diversificação permite que você dilua o risco envolvido em cada ativo e esteja mais suscetível a rentabilidades diferentes.

5. Fuja de dicas quentes!

Outra dica importante para começar a investir bem na bolsa de valores é fugir de dicas! Mas calma, aqui estamos falando daquelas dicas quentes que a gente sempre ouve de um amigo de um amigo do primo que está ganhando muito dinheiro com tal ativo.

Fugir dessas dicas é importante pois não dá para investir em algo que você não entenda. Você pode até ocasionalmente ganhar dinheiro com um investimento em uma dica mas as chances de você perder dinheiro enquanto outros estão ganhando é grande.

Busque sempre se informar bem e entender o porquê de estar fazendo tal investimento.

Bem, essas foram algumas dicas do Yubb para que você comece a investir na bolsa de valores com segurança e inteligência.

Acreditamos que investir é uma das melhores formas de valorizar seu dinheiro e seu trabalho e esperamos que você consiga investir bem.

Não é um caminho simples, mas pode se tornar fácil se você controlar sua ganância, ter paciência e se dedicar.

Conte com o Yubb para te ajudar, nosso foco é ver você investindo melhor!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo