Contratos futuros: o que são e como investir?

Com a busca por formas de ganhar dinheiro muitas pessoas iniciaram operações no mercado financeiro. Todavia, a bolsa de valores possui muitas opções de ativos para negociação, alguns mais simples e outros mais complexos. 

Os derivativos são um dos tipos de investimentos procurados por quem quer fazer lucros com especulação. Apesar de não ser o único fim do ativo que é usado como hedge - proteção de carteira.

Os contratos futuros são ativos de renda variável em que se negociam contratos de preços do futuro. São uma das formas mais utilizadas para operar no mercado financeiro. 

Aprenda neste artigo o que são contratos futuros e como investir nesses ativos.

O que são contratos futuros?

Os contratos futuros são instrumentos financeiros em que se negocia o preço de um ativo financeiro em uma data futura. Dessa forma sua negociação deriva do preço de um outro investimento que pode ser um ativo financeiro ou ainda uma commodity.

Pode-se dizer que os contratos futuros são acordos de operações futuras entre um comprador e um vendedor. Nos contratos futuros o preço e valor dos ativos são preestabelecidos.

Operar contratos futuros permite ao investidor lucrar tanto com a valorização como na desvalorização de um ativo. Dessa forma se torna um meio potencial de ganhar dinheiro.

Porém, esse tipo de operação é considerada de alto risco, já que envolve muita especulação e capacidade de análise.

Sendo assim, se você pretende investir operando contratos futuros, recomendamos que você busque estudar bem e compreender os riscos.

Principais contratos futuros

  • Dólar   
  • Índice Bovespa 
  • Taxa DI 
  • Ouro 
  • Petróleo 
  • Soja 
  • Milho 
  • Boi Gordo 
  • Açúcar 
  • Café Arábica 

Como funcionam os contratos futuros?

Os contratos futuros fazem parte do mercado futuro que é uma das modalidades de investimentos existentes na bolsa de valores.

Os contratos futuros são padronizados pela bolsa de valores de forma que não é preciso negociar nenhuma condição, o único termo em questão é o preço.

A negociação de um contrato futuro é feita a partir da venda/compra de um contrato que estabelece as condições em que será realizada a operação no futuro sem a oportunidade de alteração nos termos. Isso implica em situações em que mesmo que o valor do ativo ao qual o contrato faz referência se altere, ele será negociado pelo preço que foi acertado no contrato.

A operação só se encerra na data de vencimento do contrato, onde serão apurados os lucros ou prejuízos de cada parte. Caso você não deseje esperar até o vencimento do contrato você também pode revender esse contrato realizando lucro também nessa etapa ou evitando um prejuízo.

Esse tipo de operação é realizada como hedge, ou seja, um meio de proteger uma receita em caso de volatilidade no preço do ativo. Reduzindo assim diversos riscos.

Vantagens de operar contratos futuros

Alavancagem

Alavancagem é quando você pode operar uma quantidade maior de dinheiro do que você possui. Nos contratos futuros há como se operar possuindo apenas uma parte do montante da operação. Ao ponto em que isso permite ganhar mais dinheiro nas operações, também é um risco maior já que você pode perder um dinheiro que não possui.

Maior oportunidade de ganhos

Devido a estrutura das operações de contratos futuros você pode ganhar dinheiro em períodos de alta ou de baixa do mercado. Isso garante maiores opções de estratégias e também de lucros.

Como investir em contratos futuros?

Você pode operar contratos futuros diretamente pela sua corretora, existindo ferramentas de homebroker mais apropriadas para quem faz mais esse tipo de operação.

Todavia, é importante que você se aprofunde em cada tipo de contrato para estudar suas especificidades antes de aplicar dinheiro.

Muito cuidado com operações alavancadas, é interessante investir apenas no que você conhece bem.

O mercado de derivativos pode ser um pouco complicado e até mesmo arriscado se você não possuir conhecimentos suficientes, então se aprofunde bem antes de investir em contratos futuros.

Para mais conteúdos de investimentos acesse nosso blog ou a área educativa do Yubb.


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo