🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

O que é road show em um IPO?

O road show em um IPO é uma série de eventos realizados em sequência, em curto espaço de tempo que antecede o lançamento dos títulos no mercado.

É definido por diversas reuniões, que são realizadas em diferentes cidades, nas quais os principais executivos da empresa vão ao encontro de possíveis investidores (fundos mútuos e hedge funds), na procura de fechar um negócio.

Na maioria dos casos, o road show tem o objetivo de apresentar a oportunidade de investimento para analistas de mercado, administradores de fundos de investimento e outros dos mais diversos potenciais investidores.

O grande objetivo disso tudo, é atrair investidores para que o levantamento de abertura de capital sem bem sucedido e a empresa consiga um bom retorno para manter parte de seu capital aberto e conseguir mais caixa para continuar financiando seu crescimento.

Quais são os bastidores dos eventos de um road show?

Não existe um padrão de apresentação definido a ser seguido pelas empresas, tudo depende do preparo e competência da empresa na hora de mostrar o quanto seu negócio é eficiente e merece ser investido.

Tanto é que os eventos podem ocorrer presencialmente, contando com a presença de centenas de possíveis compradores ou em reuniões menores, com um grupo de investidores mais seletivos. 

Pode ser realizado também de uma forma online, fazendo com que a empresa publique e disponibilize a apresentação na internet.

Alguns importantes tópicos são mencionados nestes eventos. Em sua maioria, as empresas costumam rodear seus argumentos baseados na (s):

  • História da empresa e quais são os planos e projeções para o crescimento futuro;
  • Informações sobres os ativos tangíveis e intangíveis da companhia;
  • Demonstração de um discurso convincente de vendas sobre a oferta de investimentos.

A grande importância destes eventos é tentar criar um laço de intimidade e conexão com os possíveis investidores.

Isso é o que vai fazer total diferença no resultado final do IPO, isso se realmente valer a pena concluí-lo. 

Criar essa relação com os prováveis compradores é a melhor maneira de retirar as objeções que podem travar a negociação, devido ao fato dessa proximidade permitir a retirada de dúvidas e uma conversa franca e transparente (é o que se espera) dos principais executivos da companhia.

O que vem depois do road show?

Para que o processo de road show seja concluído, é preciso que a empresa colete os potenciais preços que os investidores estão dispostos a pagar pela oferta (é o chamado bookbuilding do papel).

Sendo assim, após ser definido o prospecto final, com base nos dados coletados no bookbuilding do papel, o preço inicial da oferta é definido, distribuindo os ativos ao mercado.

Portanto, o road show é a etapa inicial de qualquer processo de IPO, no qual possui diversas etapas, mas sem dúvidas essa é uma das principais etapas para que este processo como um todo seja concretizado.

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo