O road show em um IPO é uma série de eventos realizados em sequência, em curto espaço de tempo que antecede o lançamento dos títulos no mercado.
É definido por diversas reuniões, que são realizadas em diferentes cidades, nas quais os principais executivos da empresa vão ao encontro de possíveis investidores (fundos mútuos e hedge funds), na procura de fechar um negócio.
Na maioria dos casos, o road show tem o objetivo de apresentar a oportunidade de investimento para analistas de mercado, administradores de fundos de investimento e outros dos mais diversos potenciais investidores.
O grande objetivo disso tudo, é atrair investidores para que o levantamento de abertura de capital sem bem sucedido e a empresa consiga um bom retorno para manter parte de seu capital aberto e conseguir mais caixa para continuar financiando seu crescimento.
Quais são os bastidores dos eventos de um road show?
Não existe um padrão de apresentação definido a ser seguido pelas empresas, tudo depende do preparo e competência da empresa na hora de mostrar o quanto seu negócio é eficiente e merece ser investido.
Tanto é que os eventos podem ocorrer presencialmente, contando com a presença de centenas de possíveis compradores ou em reuniões menores, com um grupo de investidores mais seletivos.
Pode ser realizado também de uma forma online, fazendo com que a empresa publique e disponibilize a apresentação na internet.
Alguns importantes tópicos são mencionados nestes eventos. Em sua maioria, as empresas costumam rodear seus argumentos baseados na (s):
- História da empresa e quais são os planos e projeções para o crescimento futuro;
- Informações sobres os ativos tangíveis e intangíveis da companhia;
- Demonstração de um discurso convincente de vendas sobre a oferta de investimentos.
A grande importância destes eventos é tentar criar um laço de intimidade e conexão com os possíveis investidores.
Isso é o que vai fazer total diferença no resultado final do IPO, isso se realmente valer a pena concluí-lo.
Criar essa relação com os prováveis compradores é a melhor maneira de retirar as objeções que podem travar a negociação, devido ao fato dessa proximidade permitir a retirada de dúvidas e uma conversa franca e transparente (é o que se espera) dos principais executivos da companhia.
O que vem depois do road show?
Para que o processo de road show seja concluído, é preciso que a empresa colete os potenciais preços que os investidores estão dispostos a pagar pela oferta (é o chamado bookbuilding do papel).
Sendo assim, após ser definido o prospecto final, com base nos dados coletados no bookbuilding do papel, o preço inicial da oferta é definido, distribuindo os ativos ao mercado.
Portanto, o road show é a etapa inicial de qualquer processo de IPO, no qual possui diversas etapas, mas sem dúvidas essa é uma das principais etapas para que este processo como um todo seja concretizado.