O que é e como funciona o IFMM (Índice de Fundos Multimercado)?

O Índice de Fundos Multimercado (IFMM), também conhecido como Índice de Hedge Funds, foi criado pelo banco de investimentos BTG Pactual para comparar os fundos multimercados do mercado financeiro do Brasil.

Os fundos multimercado são aqueles que, como o próprio nome diz, têm por característica aplicarem recursos em diferentes mercados. Esses fundos podem ter ativos de renda fixa, renda variável, atrelados ao câmbio, derivativos, entre outras modalidades.

Neste artigo, saiba mais sobre os fundos multimercados.

Vejamos agora mais detalhes sobre o IFMM.

Quais fundos fazem parte do IFMM?

Além de, obrigatoriamente, pertencer à categoria multimercado, um fundo tem que cumprir as seguintes regras para fazer parte do IFMM:

  • O administrador do fundo deve informar diariamente a cota e o patrimônio líquido (PL) à base de dados da  ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). 
  • Deve estar registrado na AMBIMA e suas informações atualizadas até o quinto dia útil anterior à data de rebalanceamento do índice, que ocorre a cada três meses, no primeiro dia útil de janeiro, abril, julho e outubro.
  • Deve ter histórico mínimo de 12 meses a partir do quinto dia útil anterior ao rebalanceamento do índice.
  • Dentro do período de análise (três meses) o patrimônio médio do fundo deve ser superior a R$ 25 milhões.
  • Não pode ser exclusivo, ou de acesso restrito a um único gestor.
  • Não pode ser um FIQ (Fundo de Investimento em Quotas)
  • Não pode ser um "fundo espelho", ou seja, que reproduza a estratégia de outro fundo.
  • Deve estar aberto para novas aplicações até o quinto dia útil anterior à data de rebalanceamento do índice.

Quais os objetivos do índice?

O IFMM visa representar 75% do volume total da indústria de fundos multimercados. Para evitar dupla contagem, o índice retira de sua base os fundos de aplicação em quotas (FIQs) que, muitas vezes, têm outros fundos em sua composição além dos multimercados.

Além disso, ele  pode, inclusive, conter em sua composição fundos de outras categorias que não multimercados com renda variável e multimercados com renda variável e com alavancagem;

Conclusão

Como vimos, o IFMM mede o desempenho dos fundos multimercados disponíveis no mercado financeiro. Ao comparar esses fundos, o índice presta um importante auxílio ao investidor, para que ele possa analisar como cada um deles se comportou em meio às oscilações do mercado. Dessa forma, terá condições de elaborar a sua estratégia de investimentos com mais segurança.

E você? Já investe, ou está pensando em investir em fundos? Gostaria de saber mais sobre os multimercados, ou sobre outras modalidades? Deixe aqui os seus comentários!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo