É seguro investir em renda variável?

Você ainda guarda dinheiro no cofrinho ou na poupança? Já está na hora de partir para investimentos que faça seu dinheiro render. Com a queda da taxa de juros, os investimentos em renda fixa ficam cada vez menos atraentes no quesito rentabilidade e a renda variável se torna a melhor opção.

Quando pensamos em investimento em bolsa de valores, logo imaginamos aquela bagunça de um monte de gente gritando no meio do pregão ou ainda daquelas várias telas cheias de gráficos que vemos nos filmes, não é? 

Mas, e se eu te falar que não é exatamente assim que funciona? Que qualquer pessoa com um pouco de estudo já consegue fazer seus próprios investimentos?

Ok, você ainda tem medo da renda variável? Isso é normal, no Brasil a quantidade de investidores na bolsa de valores é muito pequena, mas isso está mudando.

O segredo para poder investir sem correr grandes riscos é simples: conhecer.

E nós do Yubb preparamos esse artigo te explicando porque é seguro investir em renda variável! 

Vem com a gente, neste artigo vamos esclarecer:

  • O que é a renda variável?
  • Aplicações em renda variável
  • Como investir em renda variável?
  • Como se proteger dos riscos da renda variável?

O que é a renda variável?

Renda variável é um grupo de investimentos em que o retorno não pode ser previsto, exatamente por poder variar ao longo do tempo, podendo sofrer influência de vários fatores no seu resultado. Mas, calma, isso não significa que a renda variável dê prejuízo.

Devido a possibilidade de oscilação da renda variável, os lucros que podem ser recebidos em aplicações desse tipo tendem a ser maiores que os da renda fixa, porém os riscos também são.

Apesar de não ser possível prever os retornos na renda variável, o investidor com conhecimento pode buscar estratégias que mitiguem os riscos e possibilitem lucros.

Já na renda fixa, ao realizar o investimento você já sabe qual será a rentabilidade esperada para o seu capital, isso que a torna mais segura.

A renda variável possui diversas formas de investimentos, a mais conhecida é através de ações de empresas negociadas na bolsa de valores, continue lendo para saber mais.

Investimentos em renda variável

A forma de investimento em renda variável mais conhecida é a compra de ações de empresas negociadas na bolsa de valores. Através da compra de ações, o investidor se torna sócio da empresa pois detém uma pequena parte dela.

Assim, pode ver seu dinheiro trabalhando para você, recebendo lucro das empresas através de proventos - dividendos ou juros sobre capital próprio. Ainda, pode ocorrer também a oscilação do preço da ação em que o investidor pode ver seu dinheiro lucrar ou diminuir.

Além das ações de empresas, são opções de investimentos em renda variável: 

  • Mercados Futuros
  • Derivativos
  • Fundos de Investimentos
  • Fundos Imobiliários
  • ETFs
  • BDRs
  • Criptomoedas

Se quiser conhecer os tipos de investimentos em renda variável, o Yubb tem artigos que explicam com detalhes cada um deles para que você perca o medo e escolha a melhor aplicação para seu perfil de investidor.

Cabe destacar que os produtos de renda variável possuem bastante diferença entre si, e o investidor deve estudar bem para que possa investir com segurança.

Como investir em renda variável?

O primeiro passo para investir em renda variável deve ser buscar conhecer bem os ativos financeiros. No Yubb, temos diversos cursos GRATUITOS e muito material disponível para te ajudar. Eu indico o curso “Como investir em renda variável”.

Após um pouco de estudo, você deve abrir uma conta em uma corretora. É a partir da corretora que você tem acesso aos ativos negociados em bolsa de valores por meio do home broker.

Como se proteger dos riscos da renda variável?

O principal risco da renda variável é a falta de conhecimento dos investidores. É necessário entender a variação de preços e como seu ativo se relaciona com esse fator. Portanto, buscar conhecimento é essencial.

Também tendo em vista as oscilações que ocorrem, o investidor deve buscar estratégias de médio e longo prazo para realmente ver a performance dos seus ativos, a impaciência e o efeito manada. Seguir diversas estratégias só porque “todo mundo” está fazendo podem levar a prejuízos.

Não menos importante, o investidor iniciante deve começar com uma baixa alocação de patrimônio para que possa “experimentar” as oscilações de mercado e ter a certeza se esse tipo de investimento é para você.

Se quiser mais dicas de investimentos, notícias, cursos e muito mais conteúdo sobre investimentos acompanhe o Yubb aqui e nas nossas redes sociais!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo