Índice ESG: o que é e como funciona?

A sigla ESG é abreviação para a expressão em inglês Environmental, Social and Governance, e se refere às empresas comprometidas com questões ambientais, sociais egovernança corporativa.

Dessa forma, o índice ESG é composto por companhias que adotam boas práticas em relação a esses três itens. O objetivo do indicador é, justamente, incentivar a responsabilidade das empresas em relação à sustentabilidade, resultado da pressão tanto dos acionistas quanto da sociedade em geral.

Como funciona o índice ESG?

Um índice ESG busca montar uma carteira teórica de ações de empresas baseada em determinados critérios. Os principais são justamente os que definem a sigla ESG. Vejamos como eles se aplicam de forma prática:

Critério ambiental

O critério ambiental avalia a empresa em relação ao seu comportamento junto ao meio ambiente. Nesse sentido, são observados riscos ambientais, incidentes que tenham causado poluição, políticas de reciclagem, controles de poluentes, entre outros.

Critério social

Esse aspecto verifica a cultura corporativa da empresa (planos de carreira, preocupação com o bem estar dos funcionários, etc) e, também, como ela interage com a sociedade de forma geral. A companhia promove a diversidade? Realiza ou incentiva algum trabalho voluntário? É engajada com questões filantrópicas? Esses são alguns pontos considerados no critério social.

Critério de governança

Por fim, a governança da empresa é avaliada mediante a sua saúde financeira, situação fiscal, estratégias de mercado, auditorias e práticas de compliance, entre outras.

Conheça alguns índices ESG

Como vimos, a sustentabilidade é, hoje, um assunto de relevância mundial. Por isso, existem índices ESG no mundo inteiro.

No mercado internacional, alguns dos principais são:

MSCI KLD 400 Social Index

Esse foi o primeiro índice ESG, lançado em 1990. o MSCI exclui da sua base empresas com atuação em setores que possam gerar impactos negativos, como as indústrias do álcool, tabaco, armas e jogos de azar, por exemplo. 

S&P ESG Index  

Esse índice inclui as companhias que fazem parte da carteira teórica do índice S&P 500. 

O S&P 500 é um importante índice no mercado acionário norte-americano, que representa as 500 maiores empresas em valor de mercado do país. Saiba mais sobre o S&P neste artigo. 

Dow Jones ESG Index 

Esse índice é formado somente pelas empresas ESG listadas na NYSE ou Nasdaq. 

O Dow Jones representa as 30 maiores empresas do setor industrial dos EUA. Conheça este outro importante índice norte-americano

Já no mercado brasileiro, existem os seguintes índices ESG:

ICO2 (Índice de Carbono Eficiente)

O ICO2 é um indicador criado pela bolsa de valores (B3) em parceria com o BNDES. Ele representa empresas que possuem práticas transparentes em relação às suas emissões de gases estufa (GEE).

Saiba como funciona o ICO2 neste artigo.

IGC-T (Índice de Governança Corporativa) 

Já o IGC-T mede o desempenho das ações de empresas com elevados padrões de governança corporativa. 

Veja como é formado o IGC-T.

ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) 

Por fim, o ISE, criado em 2005, também serve para comparar as empresas listadas na bolsa brasileira sob o olhar da governança corporativa. Esse índice foi criado em 2005 e, de sua criação até hoje, apresenta rentabilidade acumulada superior a 290% contra 245% do Ibovespa no mesmo período.

Neste artigo, saiba mais sobre o ISE.


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo