O que é o IGCT (Índice de Governança Corporativa Trade)?

A governança corporativa tem sido cada vez mais valorizada no mundo dos investimentos. Uma prova disso é o Índice de Governança Corporativa Trade (IGCT), criado pela bolsa de valores (B3) para medir o desempenho das ações das companhias com padrões diferenciados de governança corporativa.

Neste artigo, vamos entender como esse índice é formado e, também, descobrir como investir em ativos atrelados a ele. Siga a leitura!

Como é formado o IGCT?

O IGCT representa uma carteira teórica de ativos. Isso significa que ele não é um portfólio real, mas sim representativo de uma determinada classe de ativos. Neste caso, os ativos que ele representa são as ações das empresas com as melhores práticas de governança corporativa.

As empresas que fazem parte do IGCT devem atender aos seguintes critérios:

  • Fazer parte do Novo Mercado ou nos Níveis 1 ou 2 da B3.
  • Estar entre os 99% dos ativos mais negociados na bolsa na vigência das três carteiras anteriores;
  • Ter presença em pregão de 95% no período de vigência das três carteiras anteriores.
  • Não ser classificado como ativo penny stock (ações que valem menos do que R$ 1,00).
  • Não podem estar em recuperação judicial ou extrajudicial, intervenção, ou qualquer qualquer outra situação especial de listagem.

Pode-se investir direto no IGCT?

Como ele representa uma carteira teórica, não é possível investir diretamente no IGCT. No entanto, existem duas formas de se fazer isso.

Uma das formas (e a mais trabalhosa) é adquirir ações de todas as empresas que formam o índice, inclusive respeitando a mesma proporção que cada uma representa na carteira teórica. Além dessa maneira ser mais difícil e onerosa, o investidor precisará alterar a sua carteira cada vez que alguma nova empresa passar a compor o índice, ou que alguma delas sair.

A outra forma é comprar cotas de um fundo de índice, também chamado de ETF (Exchange Traded Fund), que vise replicar o desempenho do IGCT. Isso é bem mais simples para o investidor pois, no caso do ETF, quem deve se preocupar com a compra e atualização das ações é o gestor do fundo.

No caso do IGCT, existe o ETF GOVE11. Esse ETF agrupa mais de 100 ações de companhias que adotam padrões diferenciados de governança corporativa.

 Assim como as ações, o GOVE11 é negociado na bolsa de valores, e pode ser adquirido pela internet via home broker, que é a plataforma de acesso à B3.

Conclusão

O objetivo do IGCT é mostrar o desempenho das empresas que se destacam pelo alto padrão de governança corporativa. Logo, ele é um importante indicador para quem deseja investir em empresas que seguem esses critérios.

Leia este artigo para saber mais sobre governança corporativa e sua importância.

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo