À prova de fogo

Momento decisivo para criptomoedas

evento online e gratuito 4 a 7 de Julho às 19h

Inscreva-se

Dow Jones: tudo sobre esse índice americano

Dow Jones é o famoso índice industrial americano, criado pelo em 1896 pelo Wall Street Journal (este que até hoje calcula e seleciona os ativos do índice), que tem a função de representar as 30 maiores empresas do ramo industrial norte americano e consequentemente do mundo.

O DJIA (sigla pela qual é conhecido) é de extrema importância para a economia e mercado financeiro mundial, movimentando bilhões de dólares diariamente. Sua idade mais que centenária é um fator essencial do índice, pois ele serve de parâmetro para os investidores poderem analisar o desempenho das empresas no longo prazo.

Contudo, existe um certo cuidado na análise do Dow Jones atualmente, pois devido ao fato de apenas 30 empresas fazerem parte da listagem, sendo que existem milhares de companhias com capital aberto nos Estados Unidos.

Critérios para fazer parte do Dow Jones

Desde a criação do índice, o Wall Street Journal é o responsável por escolher e selecionar os critérios necessários para fazer parte da listagem.

Um dos critérios universais é que as empresas têm que ser Blue chips (considerados ativos de primeira linha), ao mesmo tempo em que lideram o setor de atuação.

O DJIA possui uma fórmula de cálculo matemático bem simples e eficiente, que nada mais é que:

  • DJIA = Ep/d
  • O numerador representa a soma do preço das 30 ações do índice.
  • Já o denominador representa o Divisor Dow.

Antigamente, este Divisor Dow representava o número total de empresas do índice, concretizando essa fórmula como uma média aritmética do preço das ações do DJIA.

Mas ao longo dos anos, este denominador vem sendo adaptado para conseguir considerar as variáveis que surgiram, como distribuição de dividendos e split de ações (que é o desdobramento do ativo em mais de um papel).

Portanto, mesmo que o preço de uma ação seja alterado por essas variáveis, a pontuação do índice não é afetada.

Da mesma forma, o divisor dow adapta o cálculo quando há uma mudança de empresa no DJIA, uma vez que haverá uma “troca” de preços, impedindo que distorções aconteçam.

6 Curiosidades sobre o Dow Jones

  1. Valor de mercado

O DJIA possui, somando o valor de mercado de todas as empresas listadas e considerando variações ao longo do tempo, um valor de mercado total de aproximadamente 10 trilhões de dólares.

  1. Quantidade de empresas listadas

O índice tem 30 empresas presentes em sua listagem.

  1. Companhia com maior tempo de vida no DJIA

A empresa chamada General Eletric teve uma duração de 111 anos listada no índice, o que impressiona bastante a longevidade de se manter entre as Top companhias do maior mercado acionário do mundo, por mais de um século.

  1. Rentabilidade

O Dow Jones tem uma rentabilidade histórica de 5,5% ao ano, desde a sua criação até a data de criação deste artigo (outubro/2020).

Isso demonstra o poder e a efetividade do investimento de longo prazo. 1 dólar investido em 1896, após todos esse anos, dariam ao investidor, 440 dólares, mas sem contar com reinvestimento de dividendos. Colocando este fator no cálculo, o investidor teria 85 mil dólares com apenas 1 dólar investido.

Em resumo: tenha paciência, foque no longo prazo e reinvista!

  1. Maior oscilação de preços 

O pior pregão da história do índice foi um “pequeno” abalo de 22,61%, no ano de 1987, na chamada Black Monday. Por outro lado, um dia marcado positivamente no coração do investidor, teve nada mais do que uma subida de 15,34%, em março de 2020.

  1. Principais empresas do índice
  • Apple
  • Mc’donalds
  • Microsoft 
  • Disney
  • Visa
  • Johnson & Johnson
  • Walmart
  • Nike
  • Coca Cola 
  • JP Morgan
  • Intel
  • Boeing
  • American express

Para a alegria do investidor brasileiro, todos estes ativos estão disponíveis em forma de BDR, para negociação na bolsa de valores brasileira.

Basta abrir o home broker de sua corretora, procurar o código do ativo e se tornar sócio das maiores empresas do mundo com poucos cliques e sem precisar de um volume grande de capital na hora de aportar. 

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo