🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Investir em dólar vale a pena?

O dólar, além de ser uma moeda forte, pertence ao país considerado a maior potência mundial: Estados Unidos. Portanto, é interessante levar isso em conta.

Estamos falando da moeda mais transacionada do mundo: o dólar.

Yubber, se você viajar mundo afora, garanto que todas as pessoas saberão o que é dólar, mas muitas não saberão o que é real.

O dólar é uma moeda fortíssima, extremamente transacionada, e pertence ao país considerado a maior potência mundial: Estado Unidos.

Se você tiver investimentos em dólar em momentos de crise(nós vamos abordar algumas maneiras de tê-los), tenho certeza que ficará feliz. 

Digo isso porque normalmente o real se desvaloriza frente ao dólar, o que significa dizer que o dólar sobe. Logo, isso pode equilibrar a sua carteira.

Ninguém vai atrás de real em cenários pessimistas. Investidores estrangeiros retiram seus recursos de países emergentes, como o Brasil, causando, por consequência, escassez da moeda e desequilíbrio da oferta e demanda.

Esses motivos já são relevantes para fazer você pensar em investir na moeda, certo?

Mas será que vale a pena?

Vamos descobrir. Fique com a gente no artigo!

Maneiras de investir em dólar

Quando falamos sobre investimento em dólar, é automático que pensemos em investir fisicamente na moeda, ou seja, ir à uma casa de câmbio ou banco e comprá-la.

Mas, não devemos nos limitar. Há outras maneiras de se expor.

Comprar dólares

Essa é a forma que mencionei. Você pode, sim, ir à uma casa de câmbio, ou ir ao seu banco e comprar dólares, caso acredite em uma valorização.

Yubber, há inúmeros especialistas do mercado que tentam prever o comportamento da moeda, mas, acredite, essa é uma tarefa extremamente difícil de se fazer. Não se iluda com tudo o que você ouve, ok?

Além de a previsão ser bastante complicada, é também, ao meu ver, uma das formas mais arriscadas e inviáveis de exposição.

Para dólar em espécie você paga IOF (Imposto sobre Operação Financeira), spread e outras taxas adicionais.

Além do mais, tem o risco de perda, furto, e degradação do papel.

Vejo essa alternativa como interessante somente se for fazer uma viagem internacional não tão distante.

Ações estrangeiras

Aqui, a ideia é comprar empresas diretamente dos Estados Unidos. O número de empresas listadas nas bolsas americanas é consideravelmente maior do que aqui no Brasil, e isso te oferece um leque gigantesco na hora de decidir qual empresa acrescentar em seu portfólio.

Há várias corretoras hoje no mercado que oferecem essa intermediação para acessar o mercado americano.

Inclusive, o Bernardo Pascowitch gravou um vídeo mostrando como abrir conta na corretora Avenue Securities. Para acessar, é só clicar AQUI.

BDRs (Brazilian Depositary Receipts)

BDRsnada mais são que recibos com lastros em ações do exterior. Ou seja, você consegue acessar ações de outros países por meio desse recibo. E para comprá-los, é só acessar a bolsa de valores brasileira.

ETFs (Exchange Traded Fund)

ETFs são fundos de índice, ou seja, esse fundo vai adquirir ativos com o intuito de acompanhar algum índice do mercado.

Fundos cambiais

Um fundo cambial aplica, pelo menos, 80% do seu patrimônio em ativos relacionados, direta ou indiretamente, a uma moeda estrangeira.

Fundos multimercados

Os fundos multimercados não têm uma porcentagem preestabelecida de alocação de recursos, diferente dos cambiais, que precisam ter, no mínimo, 80% de seu patrimônio em ativos estrangeiros.

Empresas exportadoras

Comprar ações, por exemplo, de empresas brasileiras exportadoras, pode fazer com que você se dê bem em momentos de desvalorização do real, pois a receita da empresa irá aumentar (porque real desvalorizado = alta do dólar), e isso costuma causar otimismo nos investidores, fazendo com que as ações se valorizem.

E claro, né, isso é bom também para a empresa.

Vale a pena investir em dólar?

Yubber, investir em uma moeda forte dessa, faz muito sentido. Mas, não é interessante que aloque seus recursos sem nenhuma base, sem nenhuma métrica. Isso é perigoso. Estude antes de tomar qualquer decisão

Quando você se aprofundar no assunto, verá que alguns investidores investem como forma de proteção de capital em cenários pessimistas.

Mas há também aqueles que, além de terem a intenção de proteção, buscam potencializar seus ganhos.

Para cada objetivo, há uma estratégia diferente.

Eu diria que, pelo menos uma parte do portfólio de um investidor deveria estar, de alguma forma, seja ela direta ou indiretamente, relacionado ao dólar.

Isso porque estamos falando de uma moeda extremamente forte e importante.

E aí, Yubber, está pensando em investir em dólar?


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo