IBGE: por que é tão importante para o Brasil?

Para que um país possa fazer um planejamento econômico e social eficiente, é necessário que ele tenha acesso a informações confiáveis a respeito da população.

No Brasil, o IBGE é um dos principais órgãos que auxiliam no levantamento de dados que servirão de base para estatísticas geográficas, econômicas e sociais.

Neste artigo, saiba mais sobre as funções do IBGE e descubra por que ele é tão importante para o país. Confira!

O que é o IBGE?

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza estudos e levanta dados quantitativos sobre o Brasil e sua população.

O órgão foi criado em 1938, na época do governo de Getúlio Vargas. A entidade substituiu o DNE (Departamento Nacional de Estatísticas), e foi criada com o propósito de levantar dados sobre a população brasileira para melhor conhecer o perfil do país.

Para isso, o órgão recolhe dados sobre produção agropecuária e industrial, geração de empregos, escolaridade, faixa etária, densidade demográfica, entre outros aspectos. Com essas informações, tanto os governos quanto a iniciativa privada conseguem organizar e orientar as suas estratégias em diversos setores.

Quais os trabalhos realizados pelo órgão?

Veja alguns dos principais trabalhos realizados pelo IBGE:

Censo demográfico

Uma das principais ações promovidas pelo IBGE é o censo demográfico, que ocorre aproximadamente a cada 10 anos, e tem por objetivo atualizar o retrato geral da população brasileira. A cada censo, o órgão contrata milhares de trabalhadores temporários, que serão responsáveis pela coleta e tabulação dos dados. Ou seja, em épocas de censo, diversos novos empregos são gerados, e isso movimenta a economia.

Indicadores de inflação

Além disso, o órgão é o responsável pela coleta de informações que servirão para o cálculo do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o indicador oficial da inflação no Brasil. A pesquisa é efetuada em estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços, residências e concessionárias de serviços públicos. As informações obtidas na pesquisa refletem o custo de vida de famílias que ganham entre um e 40 salários mínimos nas principais capitais brasileiras.

Saiba mais sobre o IPCA neste artigo.

Além do IPCA, o IBGE calcula também o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Ambos são índices utilizados para cálculo da inflação. A diferença entre eles é que o INPC apura a variação do custo de vida médio somente das famílias com renda de até cinco salários mínimos.

Esse grupo é mais sensível aos efeitos inflacionários, pois, com a renda baixa, tendem a gastar todo o salário em itens básicos como alimentação, medicamentos, entre outros.

Cálculo do PIB

Outro importante indicador econômico calculado pelo IBGE é o PIB (Produto Interno Bruto), que corresponde à soma de todos os produtos e serviços finais produzidos no Brasil.

O PIB é calculado a cada trimestre e, também, no final do ano, considerando o acumulado dos quatro trimestres. Esse indicador mostra o quanto a economia do país cresceu em comparação ao ano anterior. A partir dele, pode-se chegar ao PIB per capita, que nada mais é do que a divisão do PIB pelo número total de habitantes do país.

Neste artigo, entenda a importância do PIB para a economia.

Deu para entender a importância do IBGE para o Brasil? Se quiser saber mais sobre o assunto, mande suas perguntas!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo