O que é IPCA e como esse índice influencia a economia?

Toda vez que vamos às compras notamos os preços que sobem e como nosso dinheiro fica cada vez com um poder de compra menor.

Bem, os efeitos da inflação nós já sentimos na pele - e no bolso, mas para entender esse fenômeno bem, precisamos mensurá-lo.

Para isso, temos o  Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA. Ele serve como um termômetro para a inflação e entender esse índice nos ajuda a melhor nos posicionarmos economicamente e nos nossos investimentos. Para saber leia esse artigo até o fim.

Neste artigo veremos: 

  • O que é o IPCA?
  • Como o IPCA é calculado?
  • Como o IPCA influencia a economia e seus investimentos?

O que é IPCA?

O IPCA ou Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo é um índice produzido pelo  Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor – SNIPC do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e tem por objetivo mensurar a inflação de um conjunto de produtos e serviços referentes aos consumo das famílias brasileiras.

O IPCA consegue calcular se os preços desses produtos aumentaram ou diminuíram entre os meses. O IBGE produz esse índice desde 1980.

Como o IPCA é calculado?

O IPCA, ao ser calculado, busca refletir o custo de vida para famílias que possuem renda entre 1 e 40 salários mínimos o que representa aproximadamente 90% das famílias moradoras de áreas urbanas cobertas pelo Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor - SNIPC.

As regiões que fazem parte do SNIPC atualmente são as regiões metropolitanas de Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Porto Alegre, Vitória, além do Distrito Federal e dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju. 

A coleta de preços é realizada todos os meses e ao longo de todo mês referência, os preços são coletados em estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviços, além de concessionárias de serviços públicos e domicílios.

Abaixo, trouxemos como exemplo o IPCA de setembro de 2020, mês anterior disponível a confecção deste artigo.

Repare que cada grupo possui um peso, isso pode fazer com que o seu IPCA pessoal - ou seja, a taxa de inflação do seu consumo, seja diferente do que é calculado de forma geral tendo em vista a abrangência que se busca no índice.


Brasil - setembro 2020
Índice geral e grupos de produtos e serviços
Variação acumulada no ano (%)
Peso mensal (%)
Índice geral
1,34
100,0000
Alimentação e bebidas
7,30
20,1553
Habitação
1,50
15,6597
Artigos de residência
1,73
3,7537
Vestuário
-2,85
4,3994
Transportes
-2,79
19,7519
Saúde e cuidados pessoais
0,95
13,6502
Despesas pessoais
0,17
10,6677
Educação
0,70
6,1531
Comunicação
2,50
5,8089
Fonte: IBGE - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - setembro 2020

Como o IPCA influencia a economia e seus investimentos?

O IPCA é bastante importante pois é o índice de inflação que o Governo adota como oficial, dessa forma seu valor é utilizado nas metas de inflação e nas alterações referentes a taxa de juros.

Esse índice é impacta diretamente no cálculo do seu poder de compra, se a sua renda de um ano para o outro não aumentar mais que o IPCA significa que seu poder de compra diminuiu.

Dessa forma é importante que seus rendimentos estejam sempre crescendo em taxas maiores que o IPCA, seja sua renda fruto do seu trabalho mensal, seja seus investimentos, assim você consegue manter o padrão de vida ao longo dos anos.

Alguns investimentos são atrelados a esse índice como forma de você investir buscando a manutenção do poder de compra, como é o caso dos títulos públicos “Tesouro IPCA”. 

Agora que você conhece bem o IPCA deve ficar atento em sua vida econômica e nos seus investimentos para garantir a manutenção do seu poder de compra e rendimentos que te ajudem a ficar acima da inflação ao longo da sua vida!

Para comparar investimentos e ver qual o melhor para seus planos, utilize nosso buscador gratuito e imparcial!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo