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Como abrir o capital de uma empresa?

A abertura de capital de uma empresa permite que ela possa negociar as suas ações na bolsa de valores. Mas como esse processo é realizado?

Neste artigo, explicaremos o que é preciso para abrir o capital de uma empresa. Mas, antes disso, falaremos sobre a importância desse processo para o mercado financeiro e para a economia de forma geral. Confira?

Afinal, por que abrir o capital de uma empresa?

A abertura de capital de uma empresa, também chamada de oferta pública de ações (IPO), é um dos dias mais importantes de sua história. Afinal, será o seu primeiro contato com o mercado de capitais, o que significa visibilidade e grandes chances de captação de recursos.

Para as empresas, o IPO é uma excelente forma de atrair recursos para financiar os seus projetos e atividades. Para o investidor, trata-se de mais uma alternativa de diversificar e rentabilizar o patrimônio. Ou seja, todos ganham com esse processo, e isso fortalece a atividade econômica do país.

Vejamos agora como funciona o processo de abertura de capital na prática.

Procedimentos para a abertura de capital 

Quando a empresa decide abrir o capital, é muito importante que, tempos antes, seja criada uma equipe interna dedicada exclusivamente a trabalhar nesse processo. O objetivo é que essas pessoas trabalhem na transformação da cultura da organização, principalmente em relação à governança corporativa. Isso porque, a partir da abertura do capital, a empresa ficará mais exposta e precisará ter mais rigor em procedimentos contábeis e legais de forma geral.

Feito isso, o próximo passo é cuidar das exigências externas. Nesse sentido, a primeira coisa que a empresa deve fazer é protocolar um pedido junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Junto disso, é preciso que ela também solicite sua listagem na B3, para que possa comercializar suas ações na bolsa.

Normalmente, esse processo dura cerca de 10 semanas. Segundo a B3, ele tem início quando a empresa realiza três passos:

1 – análise preliminar da cobertura de dados;

2 – escolha do auditor independente e

3 – seleção do coordenador líder.

Realizadas essas três etapas, é hora de a empresa trabalhar no marketing da oferta, ou seja, no preparo da fotografia que mostrará aos potenciais investidores.

Marketing da oferta

Nessa fase, a empresa desenvolve a tese de investimento. Para isso, ela deve preparar uma série de documentos, entre eles o prospecto, as demonstrações contábeis e o formulário de referência. Nesse último documento constará todas as informações relevantes para o investidor, como atividade, fatores de risco, gestão, estrutura de capital, entre outras. Ele deverá ser entregue na CVM, e ficará à disposição do público em geral.

Busca por investidores

Desenvolvida a estratégia e organizados todos os documentos, é momento do road show, isto é, de começar a realizar reuniões com potenciais investidores. Isso fará com que a empresa tenha a sensibilidade da aceitação de suas ações no mercado e, com isso, definirá os preços dos títulos.

Negociações

Cumpridas as etapas anteriores, a empresa pode, finalmente, trabalhar na negociação das ações. Nessa fase, ela já está pronta para cumprir as obrigações de uma companhia listada, e anuncia o encerramento da oferta.

Considerações finais

O processo de abertura de capital é complexo e, muitas vezes, bastante demorado. Neste artigo, a nossa intenção foi resumi-lo, para que você entenda o passo a passo e a importância do IPO para as empresas e para o mercado financeiro como um todo.

Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e entenda como funciona o IPO.

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