🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

ADR (ações estrangeiras na bolsa americana): o que é e como investir?

O termo ADR, American Depositary Receipt, assume significado em português de Recibos Depositários Americanos, e são recibos emitidos nos Estados Unidos para a negociação de ações de empresas estrangeiras na bolsa.

Com esses recibos, há a possibilidade de investimentos em diferentes ações, sendo essas de empresas de outros países, ou seja, aqueles que adquirem essas ações, tornam-se sócios de empresas estrangeiras.

Quando pensamos em empresas brasileiras na bolsa dos EUA, por exemplo, não faz muito sentido que uma pessoa residente no Brasil adquira ADR delas, visto que é muito mais coerente investir diretamente pela B3 (bolsa de valores brasileira).

No decorrer desse material serão listadas algumas das empresas de ADRs brasileiras e estrangeiras.

Ah, e você sabia que existem também os BDRs (Brazilian Depositary Receipt)? Para saber mais, é só clicar AQUI e acessar o artigo que está demais!

Como funcionam os ADRs?

Basicamente, os ADRs funcionam como títulos de empresas estrangeiras - transformam as ações em títulos negociáveis no mercado americano.

O processo de funcionamento será dividido em etapas para melhor entendimento.

  • Primeiramente, a compra de ações de uma determinada empresa  é realizada por meio de um banco nacional, o qual passa a ser responsável pela custódia das mesmas;
  • Essas ações são compradas em grandes quantidades, dessa forma, os bancos estadunidenses agrupam-nas em lotes, que, posteriormente se transformam em títulos - esses títulos são emitidos para as bolsas americanas, e ficam dispostos a serem negociados;
  • São transacionados, os papéis dessas empresas, através de uma instituição financeira, a fim de intermediar e circular os recibos;
  • Fica a cargo de uma outra instituição financeira emitir os recibos das ações e vender na bolsa de valores.
  • Considerações importantes: cada empresa recebe um código único para caracterizar sua ação em ADR, sendo esse, diferente do de seu país de origem, e o valor das ações é negociado em dólar.

Tipos de ADR

No que diz respeito às subcategorias de ADR, podemos destacar suas particularidades que divergem-se. São três tipos:

  1. ADR nível 1: Categorizado como o tipo mais simples de ADR, esse, exprime a condição de poucas exigências quanto a divulgação de informações da empresa. Sua negociação ocorre no mercado de balcão, e não é preciso lançar novas ações no mercado;
  2. ADR nível 2: As exigências acompanham a amplitude do nível, ou seja, aumentam. As informações da empresa precisam ser divulgadas ao banco depositário, sua negociação acontece na bolsa de valores e não há a obrigatoriedade de lançamento de novas ações no mercado.
  3.  ADR nível 3: O tipo mais avançado. Além de ter que cumprir as especificações do nível anterior, neste há a obrigatoriedade de lançamento de novas ações no mercado, como modalidade de oferta pública na bolsa.

Principais ADRs

Como já dito anteriormente, existem ADRs em uma escala mundial, dessa forma, a fim de exemplificar algumas delas será feito uma lista no que segue:

Primeiramente, quero dar enfoque às principais empresas brasileiras com ADRs:

  • Ambev;
  • Vale;
  • Petrobras;
  • Azul;
  • Itaú.
  • OI;
  • entre muitas outras.

Já no que diz respeito a outros países, temos:

  • Alibaba;
  • Banco Santander (Espanha);
  • Credit Suisse;
  • Shell;
  • entre muitas outras.

Como investir em ADR

Primeiramente, por serem negociadas nos Estados Unidos, é necessário que se tenha uma conta em alguma corretora americana. 

E falando em corretora americana, Bernardo Pascowitch gravou um vídeo mostrando o passo a passo de como abrir conta na Avenue Securities. Se você se interessou, é só clicar AQUI para assisti-lo.

Os investimentos em ADRs são interessantes para diversificação da carteira. Os títulos seguem a regulamentação do local que são emitidos - os bancos depositários americanos.

Se você reside no Brasil, e a empresa listada lá é brasileira, é mais coerente, como foi falado, investir diretamente na B3. As empresas brasileiras listadas na bolsa dos EUA são mais interessantes para os americanos e outros residentes que não do Brasil.

Agora, se o ADR for de um país estrangeiro, começa a fazer mais sentido o investidor brasileiro investir.

Os ADRs são de extrema importância, devido a alta amplitude de negociadores (escala mundial), sendo a liquidez cada vez maior.

A partir disso é possível ter em mente a importância dos ADRs, e sua função é de extrema utilidade para as empresas que as emitem, pois gera renda para financiamento de custos diversos.

E aí, Yubber, ficou claro para você o que é ADR?


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo