🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

IVBX-2: o que é e como funciona esse índice?

Yubber, no mercado financeiro você vai se deparar, sempre, com uma sopa de letrinhas. O fato é: existe uma série de índices, cada qual com sua característica diferente. Entendê-los é interessante, pois como são bastante individuais no que diz respeito a forma de composição, é possível fazer leituras diferentes.

Então, quando você ver Índice “alguma coisa” (nome do índice), a leitura que deve fazer é que esse determinado índice é formado por empresas que têm características parecidas, logo, significa dizer que ele diz respeito à um nicho com características específicas.

Estou te falando isso pois vai te ajudar a entender, de cara, que ele representa uma carteira teórica, composta por ativos de empresas que têm algo em comum e, buscando por essas características, você conseguirá entender como a composição foi feita.

Bom, espero ter te ajudado com essa dica.

Agora vamos falar sobre mais um índice do mercado: IVBX-2.

O que é o IVBX-2?

O IVBX-2 nada mais é que o resultado de uma carteira teórica de ativos, e a elaboração dela é dada de acordo com os critérios estabelecidos na metodologia – os quais abordaremos em seguida.

O índice foi desenvolvido pela B3, em conjunto com o jornal Valor econômico, e o objetivo é mensurar o retorno de uma carteira hipotética, sendo constituída exclusivamente por papéis emitidos por empresas que são bem conceituadas pelos investidores.

As empresas que vão fazer parte do índice são aquelas classificadas a partir da 11ª posição, em termos de valor de mercado e em termos de liquidez de suas ações.

Como funciona e qual o objetivo?

Segundo a B3 (bolsa de valores brasileira), o objetivo do IVBX-2 é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos 50 ativos selecionados em uma relação classificada por ordem decrescente por liquidez, de acordo com o seu índice de negociabilidade (medido no período de vigência das três carteiras anteriores).

Não vão integrar a carteira os ativos que apresentarem os dez índices de negociabilidade mais altos, nem aqueles emitidos pelas empresas com os dez maiores valores de mercado da amostra.

O índice é composto pelas ações e units exclusivamente de ações de companhias listadas na B3 que atendem aos critérios de inclusão.

Não estão incluídos no índice:

  • BDRs (Brazilian Depositary Receipt);
  • Ativos de companhias em recuperação judicial ou extrajudicial;
  • Ativos de companhia em regime especial de administração temporária;
  • Ativos de empresas que sejam negociados em qualquer outra situação especial de listagem.

O índice não é muito conhecido no mercado, Yubber, mas ele tem sua relevância. Na verdade, todos os índices têm, pois cada um possui sua singularidade, logo, cada um oferece uma interpretação diferente.

Diz aí, Yubber, você já tinha ouvido falar outras vezes desse índice?


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo