ETF de renda fixa: o que é e como investir?

ETFs (Exchange Traded Funds), ou fundos de índices, são interessantes para quem quer diversificar, além de que pode ser uma porta de entrada para alguém que está começando no mercado.

No Brasil, não há muitos ETFs, mas em alguns outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo, eles são bastante desenvolvidos, com muitas opções.

No momento em que escrevo esse artigo (22/12/2020), há apenas 30 ETFs listados na B3 (Bolsa de Valores Brasileiras), sendo 22 de renda variável, e 8 de renda fixa.

E se você quer saber mais sobre o que é ETF, nós temos um artigo para você, para acessá-lo, é só clicar AQUI.

Mas, basicamente, um ETF é um fundo de investimento que tem ativos em sua composição, com a intenção de replicar algum índice.

E hoje, vamos falar sobre ETF de renda fixa. Vem comigo!

O que é ETF de renda fixa?

O ETF de renda fixa é um fundo de investimento negociado em bolsa que busca replicar índices de investimentos de renda fixa, como títulos públicos, privados ou, ainda, indicadores de inflação.

O índice de referência do ETF pode ser qualquer índice de renda fixa, desde que seja reconhecido pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Os ETFs mais comuns são os que acompanham a rentabilidade do: 

  • Índice IMA-B, que é um índice de renda fixa que acompanha o retorno dos ativos indexados à inflação;
  • Índice IRF-M, que é outro índice de renda fixa, mas que acompanha a rentabilidade dos títulos públicos pré-fixados.

O investidor, quando aloca os seus recursos em ETFs, ele está, na prática, comprando cotas e, dessa forma, investindo em todos os títulos presentes na carteira, sem precisar comprar os títulos separadamente.

Além do mais, é uma forma de diversificar, pois o investidor, com um valor irrisório, consegue acessar uma série de títulos.

Quais são os ETFs de renda fixa listados na bolsa de valores brasileira?

No momento em que escrevo esse artigo, há 8 ETFs de renda fixa listados na bolsa de valores. Listei eles de acordo com os códigos de negociação (também chamados de tickers).

  • IMBB11
  • B5MB11
  • IMAB11
  • B5P211
  • IB5M11
  • IRFM11
  • FIXA 11
  • SFPR11

Vou deixar o link AQUI caso queira saber mais detalhes sobre eles, como gestora, composição do fundo, etc.

Como investir em ETF de renda fixa?

Para investir em um ETF de renda fixa, é muito simples. Mas, importante: isso não quer dizer que eu esteja recomendando que você invista, ok?

A ideia é que se você se identificar com algum ETF citado, depois de procurar saber mais os detalhes sobre eles, saberá como investir, mas faça isso de maneira pensada.

Como eu disse, eles são negociados na bolsa de valores, portanto, para acessá-los, é preciso ter cadastro em alguma corretora e acessar o home broker.

Quando acessar, é preciso digitar seus respectivos tickers e enviar a ordem de compra, com a quantidade e valor pretendido.

No tópico anterior eu listei eles já com os tickers, portanto, se digitá-los no home broker, os encontrará.

Atenção, Yubber, você precisa conhecer também os custos envolvidos em ETFs, ok? 

Para isso, é só acessar aquele artigo sobre ETFs que eu indiquei lá no início.

E para mais (caso queira explorar esse mercado), vá na seção de artigos aqui do Yubb e digite “ETF” em nossa barra de pesquisa.

Por hoje é só, Yubber. Espero que tenha gostado do artigo e que ele tenha te ajudado!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo