Home broker: o que é e como utilizar?

Se você está pensando em investir em renda variável não tem como não conhecer o home broker!

Antigamente o modo de investir era bem parecido com o que vemos nos filmes, os títulos e ações eram negociados de forma bem manual e devia realmente ser uma loucura um pregão.

Graças à tecnologia podemos investir direto de nosso computador ou celular, mas para isso ser ainda mais fácil é preciso conhecer a ferramenta por meio do qual podemos fazer nossas operações: o home broker!

Neste artigo você vai encontrar tudo o que precisa para desvendar essa plataforma!

  • O que é um home broker?
  • Como utilizar o home broker?
  • O que é importante saber sobre os home brokers?

O que é home broker?

O home broker é uma plataforma oferecida pela sua corretora para ter acesso a bolsa de valores, um sistema de negociação online dos ativos. 

É através dessa ferramenta que você consegue operar no mercado de qualquer lugar do mundo desde que tenha acesso a internet.

Para realizar operações na bolsa de valores você precisa de um intermediador que é a corretora, a corretora para facilitar sua experiência de investimento disponibiliza os home brokers.

Mas e se não houvesse home broker? Aí você poderia fazer uma operação “de mesa” que é quando você liga para seu assessor de investimentos e solicita uma operação. 

Algumas das principais características de um bom home broker são a facilidade de uso e a estabilidade

Cada corretora possui seu próprio home broker, mas de forma geral eles são bem parecidos no que diz respeito às funções. Existem ainda personalizações que podem ser feitas para operadores mais experientes com acesso a funções mais elaboradas.

Como usar home broker?

Primeiramente, você deve abrir um conta na corretora de sua preferência, hoje tudo isso é feito em minutos de forma online.

Com a conta aberta na corretora você deve buscar pelo home broker. Ao acessar o home broker, é ideal que você já tenha em mente qual o tipo de ativo que pretende adquirir: ações, fundos imobiliários, BDRs, ETFs…

Com o tipo de ativo em mente você pode descobrir sua cotação através do painel de cotações. O painel de cotações é a lista de ativos com os preços que estão sendo negociados.

Lembrando que o mercado funciona regularmente entre as 10h e às 16h55 de forma que as operações ocorrem simultaneamente e a volatilidade de preços no curto prazo pode ser alta.

Após a escolha do ativo no painel de cotações você deve selecionar o book de ofertas. Esse é o espaço em que são realizadas as negociações daquele ativo escolhido e onde é possível ver as ordens de compra e de venda. O preço que aparecerá no book é baseado na oferta e demanda do book, e será realizada a operação que estiver de acordo com esse leilão de compra e venda.

Para realizar uma operação você preencherá uma oferta de compra/venda, com o preço alvo e a quantidade de ativos, além da validade da ordem. Ao enviar a ordem essa será contabilizada e se concluída isso constará na sua conta da corretora.

Parece confuso? Mas não é! Siga essas dicas com o home broker da sua corretora aberto e ficará mais claro. Se você ainda não escolheu uma corretora, acesse nosso canal no Youtube que é repleto de conteúdos que te ajudarão neste início.

O que é importante saber sobre os home brokers?

Primeiramente, o home broker será seu meio de investimento. Dessa forma é importante se familiarizar bem com seu layout e funções.

Busque um home broker intuitivo, independente se usará através do smartphone ou do desktop.

Existem diversas corretoras que não cobram taxas. Busque iniciar seus investimentos em uma delas!

Algumas corretoras possuem home brokers bastante instáveis, para garantir o sucesso da operação é ideal buscar estabilidade.

Investir pelo home broker representa independência e comodidade, use e abuse do seu.

Sei que agora que você já sabe tudo sobre home broker deve estar doido para começar seus investimentos né? 

O Yubb quer tornar suas escolhas para investir sempre mais fáceis, temos uma série de vídeos no Youtube em que o Bernardo testou o home broker de quase todas as corretoras, acompanhe os vídeos e já veja por qual você se familiarizou mais.

Para escolher a melhor corretora para seu perfil, utilize a nossa comparação de corretoras.

Não deixe de acompanhar nossos conteúdos e ferramentas, o Yubb facilita sua vida na hora de investir!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo