Occam: quem é essa gestora?

Atualmente o mercado financeiro dispõe de uma série de gestoras, entre elas, a Occam.

Eu não sei se você sabe, mas Occam é um princípio filosófico criado pelo filósofo William de Ockham. O princípio estabelece que, ao nos depararmos com uma questão, devemos nos concentrar apenas no essencial, excluindo o que seja irrelevante para sua solução.

Não à toa eu falei sobre esse princípio: a empresa o tem como base.

E de acordo com a gestora, o foco dela é concentrar-se nos clientes e, para isso, a administração dos fundos multimercado, fundos de ações e de previdência é feita por uma equipe de profissionais com diferentes capacidades cognitivas e uma vasta experiência no mercado financeiro.

Quem é a gestora Occam?

A gestora conta com 22 sócios, mais 6 da equipe, e nasceu de um spin-off da Brasil Plural Gestão de Recursos. Se você não sabe o que é spin-off, é um tipo específico de companhia, fundada como uma derivação de outra organização empresarial (em um processo de cisão).

A intenção foi capturar ganhos de eficiência e alinhar os interesses, aumentando, portanto, o foco e a competitividade.

As avaliações da gestora partem de análises do cenário econômico,fundamentalista e um rigoroso monitoramento de risco na hora de elaborar carteiras de investimentos.

Outro ponto é que ela busca atuar em todos os segmentos, com a intenção de obter maiores retornos ajustados ao risco.

O fortalecimento do alinhamento de interesses da Occam se dá por meio de aplicações da maior parte do patrimônio de seus gestores e analistas nos fundos da própria empresa.

Produtos da Occam

A Occam possui em seu portfólio 6 fundos multimercado, 2 fundos renda variável e 1 cambial, sendo eles, em sua maioria, fundos de investimento em cotas.

Vou deixar o link AQUI para você acessar!

Clicando no link, você terá acesso aos fundos oferecidos por eles, bem como uma série de informações relevantes, como público alvo, política do fundo, objetivo do fundo, rentabilidade, classificação Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), taxas, etc.

Como investir nos fundos

Se você se interessar por algum dos fundos (analise bem antes de tomar qualquer decisão), há várias plataformas parceiras da gestora que intermediam o processo, como: XP Investimentos, Genial, Ativa, Easynvest, Rico, Órama, Guide, Modalmais, BTG Pactual, etc.

Portanto, ao entrar na conta de uma dessas corretoras, é possível acessar os fundos da Occam.

Occam na mídia

Em novembro de 2020, mesmo com o cenário bastante conturbado por conta do coronavírus, a Occam teve 3 fundos premiados como melhores do ano, pelo Valor Econômico.

A premiação teve como critério a relação risco x retorno, formando um TOP 10 do mercado, estando a Occam presente nessa lista.

Os fundos que se destacaram foram:

  • Occam Equity Hedge FIC FIM;
  • Occam Retorno Absoluto FIC FIM;
  • Occam Long Biased FIC FIM.

Isso não é uma recomendação de investimento, e sim uma informação demonstrativa dos fundos premiados.

E para finalizar, deixarei aqui uma frase de Einstein, presente no site da gestora, que tem relação com os fundamentos em que eles se baseiam:

“Tudo deve ser feito tão simples quanto possível, embora não o mais simples”.

E aí, Yubber, o que achou da gestora?


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo