4 gestores de fundos brasileiros para você conhecer

Investir bem já não é algo fácil, agora imagina investir o dinheiro de outras pessoas tão bem a ponto de ter seu desempenho reconhecido. 

Os fundos de investimentos podem ser uma boa opção para quem não possui conhecimento o suficiente para montar sua carteira ou para quem busca uma rentabilidade baseada nas decisões de alguém mais experiente. 

Nessa modalidade você terceiriza a decisão sobre seus investimentos para ogestor do fundo que irá decidir como alocar o patrimônio dos cotistas da melhor forma.    

Sendo assim, é muito importante conhecer a mente por trás das decisões do fundo e consequente desempenho, trouxemos neste artigo 5 gestores de fundos brasileiros de renome para você conhecer.

Não é fácil separar uma quantidade tão pequena de bons gestores, existem muitos fundos de investimento no Brasil e muitos com profissionais bastante qualificados. Dessa forma usamos critérios não só de desempenho mas também de popularidade e experiência para compor essa lista:

1. Luis Stuhlberger

O engenheiro civil de formação, Luis Stuhlberger é um dos gestores mais apreciados do país, talvez você não o conheça pelo nome, mas com certeza já ouviu falar do desempenho do seu fundo, o Verde.

Luís começou sua trajetória no mercado financeiro após não se identificar com sua área de formação e partir para uma especialização em administração. Após operar mercados futuros e commodities ele se torna diretor da corretora Hedging-Griffo, onde foi também o responsável pela estruturação e implementação da área de fundos.

Em 1997 ele decide lançar seu próprio fundo, o Verde nasce em um período de muita instabilidade econômica, porém sua forma de interpretar os cenários macroeconômicos e orientar sua estratégia de investimento a partir dessa visão trouxeram rendimentos fora da curva para Stuhlberger.

A frente do Verde, Luis conseguiu mais de 100% de rendimento em um único ano e após mais de 20 anos de existência seu rendimento supera os 17 mil por cento.

2. Luis Alves Paes de Barros

Luis não se trata apenas de um famoso gestor, mas é conhecido dentro do mercado financeiro como o “bilionário anônimo da bolsa” devido a seu patrimônio acumulado e seu jeito discreto de se portar evitando a fama e até mesmo gastar dinheiro.

Paes de Barros chegou a trabalhar com Stuhlberger na Hedging-Griffo onde conquistaram bastante sucesso e prestígio no mercado.

Em 2003, Paes de Barros criou seu próprio fundo, que contava com apenas três cotistas, ele, sua mulher e seu filho. Seus bons rendimentos são pautados em investimentos que seguem a análise fundamentalista de empresas.

No ano de 2015 juntamente com Henrique Breda e Ney Miyamoto fundou o Fundo Alaska na sua própria gestora de fundos. Apesar de bastante recente, o fundo apresentou grandes rendimentos, inclusive impulsionado pelo movimento das varejistas.

Paes de Barros é bastante admirado por seu modo de gerir atrelado a sua personalidade, ele mesmo afirma ser uma pessoa que gosta de “ganhar dinheiro por ganhar” não necessariamente pelo poder de gastar.

3. Henrique Breda

Henrique Breda é um gestor de fundos bastante conhecido por sua atuação nas redes sociais porém, ele realmente ganhou fama ao gerir um dos fundos da Alaska Assets junto de Luiz Paes de Barros. 

Henrique é engenheiro naval de formação, porém sempre trabalhou no mercado financeiro, mesmo já possuindo destaque como gestor, ganhou repercussão com os bons rendimentos do Alaska.

Sua estratégia voltada ao longo prazo já obteve muitos rendimentos, o alto aporte realizado em Magazine Luiza ainda quando as ações da empresa eram questionadas por muitos investidores é um exemplo de sua performance.

4. Armínio Fraga Neto

Armínio Fraga é considerado por muitos um dos maiores presidentes do Banco Central do Brasil, isso já demonstra sua grande capacidade enquanto economista, ainda, sua carreira internacional sólida no Solomon Brothers - banco americano e numa das maiores gestoras de recursos do mundo a Soros Fund Management atestam o mesmo.

Como gestor de fundos, Fraga Neto fundou a Gávea, uma das maiores gestoras brasileiras com excelentes resultados e que possui mais de R$ 12 bilhões de reais sob gestão.


O que achou de conhecer esses grandes investidores? Se você não tem tempo para investir, optar por fundos pode ser uma solução, no Yubb você consegue achar o investimento mais adequado para sua carteira, confira!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo