Quem é Armínio Fraga?

Grandes economistas não se encontram apenas nas universidades americanas. Existem economistas brasileiros que já performaram bem ao redor do mundo.

Ainda que nem todo mundo do público geral conheça, temos grandes nomes que ocuparam cadeiras importantes em instituições financeiras internacionais importantes.

Um desses nomes de orgulho para o mercado financeiro brasileiro é Armínio Fraga, ele já foi desde presidente do nosso banco central - BACEN a funcionário de um dos maiores investidores do mundo, George Soros.

Neste artigo vamos tratar da história de Armínio Fraga, um dos economistas mais respeitados do Brasil.

Quem é Armínio Fraga

Armínio Fraga é um economista e investidor liberal de destaque no cenário brasileiro. Ele já foi presidente do banco central, trabalhou no fundo de investimentos do bilionário George Soros e foi fundador da Gávea Investimentos. Se impressionou? Vamos conhecer a fundo sua carreira.

Armínio Fraga nasceu no rio de janeiro em 20 de julho de 1957. Apesar de ser de uma família de médicos decidiu por cursar economia e logo começou a trabalhar.

Concluiu a faculdade na PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro). Após formado e feito mestrado na mesma faculdade - Armínio já trabalhava numa empresa de seguros na época - ele decide ir para os Estados Unidos. Lá estagiou no FED - órgão do sistema bancário americano e conclui seu doutorado na Universidade de Princeton.

Armínio não só trabalhou no mercado financeiro, mas também trabalhou como professor universitário em instituições americanas e brasileiras como: FGV - Fundação Getúlio Vargas, Universidade da Pensilvânia e Columbia.

Conquistas de Armínio na carreira

Entre 1985 e 1988 Armínio foi economista chefe no Banco Garantia, em 1989 trabalhou com arbitragem para mercados emergentes no Salomons Brothers nos EUA, onde ganhou bastante prestígio.

Após uma rápida passagem no Banco Central, em 1993 Armínio é contratado pelo Soros Fund Management LLC o fundo do bilionário George Soros. Na equipe do Soros Fund Management, Armínio ganha espaço e chega a função de principal conselheiro da parte do fundo focada em mercados emergentes - atenção nessa parte.

Seu desempenho chamou atenção do governo brasileiro que o chama para ocupar a presidência do Banco Central e apesar das péssimas condições econômicas no momento - fim de 1999, na virada do milênio a inflação e outros índices econômicos preocupavam o governo de Fernando Henrique Cardoso - ele aceitou o convite como um desafio.

Fez uma passagem de destaque principalmente pelo momento vivido já que antes de sair da presidência do Bacen Armínio participou da transição do governo FHC para Lula e ainda da busca pelo controle inflacionário após o fim da política de âncora cambial.

Gávea Investimentos 

Após a passagem pelo Banco Central, com o apoio de Luiz H. Fraga, decidem fundar a Gávea Investimentos.

A Gávea Investimentos é um banco de investimentos onde é realizada a gestão de recursos de forma independente. Seu foco está nos mercados emergentes e atua de duas formas principais: fundos multimercados e fundos de private equity

A instituição é regulada pela CVM e pela Anbima, da qual é associada.

A Gávea possui hoje mais de R$ 12 bilhões em ativos sob gestão e atuando em mais de 30 países com uma base de classes de ativos bem diversificada.

Curtiu a história de Armínio Fraga? É um grande economista para se inspirar não? Na nossa seção de artigos possuímos uma variedade de conteúdos, não deixe de conferir!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo