Quem é Luis Alves Paes de Barros?

Quando começo a comprar uma ação nova, vou comprando torcendo para cair. Quanto mais cair enquanto compro, melhor. Gosto de pagar e acumular pagando pouco, e não pagando muito.”

Se cair eu compro, se subir eu vendo. Mercado tem todo dia.

Essas são algumas das frases ditas por Luiz Alves Paes de Barros, e que dizem muito a respeito de sua personalidade nos investimentos; é possível tirar muito proveito seguindo essas poucas palavras.

Conhecer a trajetória, no mundo dos investimentos, de renomados investidores é de primordial importância para aqueles que querem atingir bons resultados, tais quais equiparados aos desses nomes de muito sucesso. 

É interessante termos uma figura de referência, ainda mais uma figura que simplesmente nos enche de entusiasmo quando lembramos de sua trajetória e resultados. São muitos os investidores que conquistaram fortunas bilionárias, e nesse artigo iremos conhecer Luiz Alves Paes de Barros, um bilionário brasileiro com uma carteira, digo, carreira brilhante.

É muito inteligente seguir alguns passos de pessoas que fizeram dar certo e conselhos que possam mudar a vida - caso você se identifique com as características seguidas pelo investidor, é claro. 

Sem mais delongas.

Biografia de Luiz Alves Paes de Barros

Nascido em 1948, brasileiro, formou-se economista pela USP (Universidade de São Paulo) e seguiu sua carreira como investidor, mas não só um simples investidor, e sim um dos maiores investidores da bolsa de valores brasileira, detentor de uma fortuna estimada em R$ 6 bilhões.

Alves nasceu em uma família tradicional, dona de uma das maiores usinas de açúcar do interior de São Paulo, que, em um momento de deslize perdeu quase todo seu dinheiro por “não saber gastar”. Aos 16 anos investiu pela primeira vez em ações na bolsa de valores, com uma máxima, simples, porém útil: comprar em baixa e vender em alta, ou melhor, comprar barato e vender por mais caro.

A construção de um legado bilionário

Como já dito anteriormente, Luiz Alves Paes de Barros iniciou sua carreira nos investimentos com 16 anos de idade, quando, pela primeira vez comprou ações do banco dos grandes lavradores do estado de São Paulo, o Comind.

Como característica pessoal, Alves sempre se mostrou conservador no que diz respeito a gastos, o que contribuiu ainda mais na formação de seu glorioso patrimônio.

Após seus 30 anos de idade, juntou-se a Luis Stuhlberger, um dos gestores de maior sucesso da história do país, e foram sócios na corretora Griffo, que mais tarde se uniu a Hedging, que, em 2006 foi vendida ao Credit Suisse - ambos foram responsáveis pela criação do embrião da Credit Suisse Hedging-Griffo.

Até o ano de 2003, Alves manteve-se nos investimentos em ações brasileiras, levando em conta os conceitos fundamentalistas - a avaliação da situação econômica, financeira e mercadológica de uma empresa. Funciona como uma ferramenta para que o investidor possa fazer um retrato de uma empresa listada na bolsa de valores e assim decidir se vale a pena investir no ativo.

A partir de um pouco mais da metade desse mesmo ano, o investidor criou sua própria carteira, o fundo Alaska Poland, o qual conta com três cotistas: Luiz, sua esposa e seu filho, o qual o fez render demasiado seu patrimônio.

Em 2015, em parceria com Henrique Bredda e Ney Miyamoto, houve a criação da gestora Alaska Asset Management (Alaska black). O fundo conseguiu um retorno de um pouco mais que 350% em 27 meses.

É importante destacar o papel do Magazine Luiza nos resultados, pois os papéis do grupo cresceram em 500% em 2017, rendendo 780 milhões de reais ao seu patrimônio.

Bilionário fantasma 

Esse renomado investidor também carrega o nome de Bilionário Fantasma, por ser uma pessoa discreta e de poucos holofotes, foi só na primeira década do século XXI que sua imagem apareceu ao público geral.

Seu fundo de investimentos, apesar de ser novo, carrega outrora, uma estratégia bem comum, e bem classificada em uma de suas frases mais impactantes: comprar o que está barato para depois vender e lucrar.

O sucesso depende da trajetória do nosso próprio esforço. Conhecer os passos de grandes mentes dos investimentos pode fazer por colaborar com a caminhada para o sucesso, por isso é importante absorver aquilo que pode ser útil e assim, fazer render seu dinheiro. 

E aí, Yubber, agora parte de você buscar por outros importantes nomes na área dos investimentos, e ter em quem mais se espelhar para que isso colabore com o seu sucesso!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo