Gestor do fundo: qual é a função desse profissional?

Uma das formas mais populares de investir é através de fundos de investimentos, nessas aplicações você acaba por confiar para um gestor a forma como o seu dinheiro vai trabalhar para rentabilizar esse investimento.

O trabalho do gestor está intimamente ligado ao desempenho do fundo de investimentos, e para gerenciar grandes montantes de dinheiro de terceiros é necessário não só conhecimento, mas a credibilidade de uma certificação.

Para conhecer tudo sobre a profissão de gestor de fundos continue lendo esse artigo.

  • O que é um gestor de fundos de investimentos?
  • Como se tornar um gestor de fundos?
  • Como funciona a certificação CGA para gestores de fundos de investimentos?

O que é um gestor de fundos de investimentos?

O gestor de fundos de investimentos como o próprio nome sinaliza é o profissional habilitado que realiza a gestão de fundos de investimentos. Ou seja, ele é quem faz os investimentos com o dinheiro dos cotistas buscando rentabilidade que garanta o retorno a quem confiou no fundo.

São tarefas do Gestor de Fundos:

  • Compra e venda dos ativos do Fundo
  • Alocação e distribuição dos recursos do Fundo
  • Exerce o poder de voto nos ativos que possuem essa necessidade e que estão em posse do Fundo

Para isso deve possuir vasto conhecimento nos diversos tipos de ativos financeiros e ainda estar em convergência com o regulamento do fundo e seus objetivos.

Um fundo pode ter gestão ativa ou passiva, nos de gestão ativa o gestor possui maior responsabilidade e poder de decisão. Clique no link para saber mais sobre os tipos de gestão!

Como se tornar um gestor de fundos?

Para se tornar gestor de fundos de investimentos o profissional precisa necessariamente ser certificado pela ANBIMA como CGA (Certificação de Gestores ANBIMA - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). 

E claro, possuir conhecimento e experiência com o gerenciamento de ativos.

Como os gestores são os principais responsáveis pelo rendimento do dinheiro do cotista sua experiência é um dos focos de análise dos investidores, dessa forma, possuir certa reputação no mercado financeiro é um ponto importante. 

Dessa forma quem costuma exercer essa profissão já esteve ocupando outros cargos importantes dentro da gestão de fundos ou de análise de investimentos. As qualidades mais observadas são o gerenciamento de risco, capacidades estratégicas e pensamento analítico.

Como funciona a certificação CGA para gestores de fundos de investimentos?

O principal requisito para exercer a função de Gestor de Fundos de Investimento é a CGA - Certificação de Gestores ANBIMA. 

Essa certificação contudo vem passando por um processo de reestruturação no biênio 2020/2021, de forma que o modelo antigo ainda é aceito e possível de se certificar todavia será implementado o novo modelo a partir de 2021.

Independente do modelo a Certificação CGA possui nível considerado de dificuldade sendo necessários bastante conhecimento para consegui-la.

Vamos explicar como ocorre o processo de certificação dos dois modos:

A CGA é a certificação que permite ao profissional administrar recursos de terceiros através de fundos de investimentos que podem ser de: 

  • Renda Fixa
  • Ações
  • Cambiais
  • Multimercados

Modelo “Antigo” de certificação CGA

No modelo antigo (ainda vigente e que terá suas inscrições encerradas em março de 2021) os profissionais passam por dois módulos de exame, com 60 questões por módulo e mínimo de 70% de acerto. O custo da certificação é de R$ 573,00 para quem trabalha em instituições associadas a ANBIMA e R$ 688,00 para não associados.

Quem já possuía a certificação CFA - Chartered Financial Analyst realiza uma prova mais voltada ao mercado brasileiro, com 50 questões e mínimo de 70% de acerto. O valor é o mesmo.

Os temas cobrados no exame são:

  1. Gestão de carteiras – renda variável
  2. Gestão de carteiras – renda fixa
  3. Investimentos no exterior
  4. Avaliação de desempenho
  5. Gestão de risco
  6. Legislação, regulação e tributação

Modelo Reformulado da certificação CGA

A reformulação da certificação abrangeu todas os exames voltados a profissionais de gestão. 

Foi criada uma certificação básica a CFG - Certificação ANBIMA de Fundamentos em Gestão que não é obrigatória para exercer profissão todavia serve de requisito e base para as demais certificações em gestão e porta de entrada para quem está ingressando nessa área.

Para fazer a certificação CGA você precisará realizar ou CFG (Certificação ANBIMA de Fundamentos em Gestão), CFA (Chartered Financial Analyst) ou CAIA (Chartered Alternative Investment Analyst). Certificado você poderá atuar com recursos de terceiros em fundos de investimento de renda fixa, de ações, cambiais e multimercados.

Os conteúdos abordados são os mesmos da CGA antiga. A prova terá 45 questões sendo necessário 70% de acertos.

Quem desejar realizar a gestão de fundos estruturados deverá se certificar como CGE - Certificação de Gestores ANBIMA para Fundos Estruturados. Assim estará habilitado para trabalhar com fundos imobiliários, fundos de investimento em participações e fundos de investimento em direitos creditórios. Os pré requisitos são so mesmos de CGA, sendo essa divisão de carreiras a inovação da reformulação.

Os conteúdos dessa certificação serão:

  1. Investimentos Imobiliários
  2. Private Equity
  3. Securitização de recebíveis
  4. Fundos de ìndice
  5. Investimentos no Exterior
  6. Avaliação de desempenho
  7. Gestão de risco
  8. Legislação, regulação e tributação

A prova terá 45 questões sendo necessário 70% de acertos.

A certificação CGA (e futura CGE) é válida de forma indefinida enquanto o profissional atua em instituições associadas e tem prazo de 3 anos para quem não atua.

Não é fácil se tornar um gestor de fundos né? Porém a responsabilidade desse profissional é muito grande: fazer o dinheiro dos outros render. Nada mais justo que tenhamos certeza da capacidade do gestor.

Gostou de conhecer essa profissão? Nos nossos artigos temos mais textos sobre outras profissões do mercado financeiro! Confira!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo