🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

O que NÃO fazer com os seus investimentos

Muito se fala sobre quais as melhores formas de rentabilizar o patrimônio. No entanto, também é muito importante saber o que NÃO se deve fazer com os investimentos.

Neste artigo, daremos algumas dicas sobre atitudes que podem colocar em risco a sua rentabilidade e, até mesmo, a segurança do seu dinheiro. Siga a leitura!

1.    Ter pressa para fazer o dinheiro render

O megainvestidor Warren Buffett diz que “o mercado financeiro é um instrumento de transferência de riqueza dos impacientes para os pacientes”. Ou seja, não adianta ter pressa para ver os rendimentos dos seus investimentos.

Muitas vezes, investidores impacientes acabam tomando decisões equivocadas, como vender boas ações só porque elas estão em baixa, ou trocar com frequência de investimentos, por exemplo. 

Além de trabalhosas, ambas as alternativas farão com que você perca dinheiro sem necessidade. No caso das ações, por não ter esperado o momento propício para a valorização. Quanto à troca dos investimentos, poderão incidir taxas e impostos que comprometerão os seus ganhos.

2.    Ir atrás de falsos gurus

Com a facilidade das redes sociais e dos canais gratuitos de internet, as promessas falsas e mal intencionadas de enriquecimento rápido e fácil proliferaram nos últimos tempos. 

Por isso, tome muito cuidado com o que você está ouvindo ou seguindo. Se quiser auxílio para investir, busque fontes confiáveis, como economistas renomados, analistas certificados e educadores financeiros sérios. 

Essas pessoas nunca lhe falarão sobre enriquecer da noite para o dia, lembre-se disso!

3.    Investir em renda variável os recursos que você não pode perder

Já falamos diversas vezes aqui sobre a importância da reserva de emergência. Não que, necessariamente, ela precise estar toda aplicada em renda fixa

No entanto, mesmo que você tenha um perfil mais agressivo, NUNCA coloque na renda variável o dinheiro que você pode precisar em uma emergência. Nem mesmo traders profissionais e experientes fazem isso!

4.    Não ter disciplina para fazer aportes mensais

É claro que nem sempre sobra dinheiro para diversificar a carteira, ou mesmo reforçar aquela antiga aplicação. 

Porém você deve se esforçar para fazer aportes mensais sempre que puder. Afinal, além de paciência, investir exige disciplina. Só assim as aplicações se tornarão um hábito.

Ainda existe um mito de que é necessário ganhar bastante para investir. Neste artigo, a gente te mostra que pensar dessa forma é um grande erro! 

5.    Não acompanhar os investimentos

Por fim, muitos investidores acabam esquecendo de acompanhar os seus investimentos. Isso pode ocasionar sérios prejuízos pois, se você não está atento ao desempenho de sua carteira, não conseguirá mudar a sua estratégia caso isso seja necessário para garantir os seus ganhos.

Atualmente, existem bons aplicativos para investidores que facilitam esse processo. Você não precisa ser um expert; basta ter um smartphone e gastar alguns minutos por semana para isso.

Gostou de nossas dicas? O que mais você gostaria de saber sobre investimentos? Deixe aqui as suas perguntas ou comentários!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo