Quem é Warren Buffet?

Quando falamos em investimentos, é impossível não pensar ou não ouvir falar em Warren Buffet. Considerado um dos mais importantes investidores do mercado financeiro e um dos homens mais ricos do mundo, ele é referência para quem está no mundo dos investimentos, isso devido à sua filosofia e sucesso.

Quem é Warren Buffet?

Warren Edward Buffer, mais conhecido como Warren Buffet, é um dos maiores investidores do mercado financeiro, bem como um dos homens mais ricos. Nasceu dia 30 de agosto de 1930, em Omaha, cuja cidade é localizada em Nebraska, nos Estados Unidos.

Além de investidor, é também filantropo, presidente e principal acionista da Berkshire Hathaway Holdings, localizada também em Omaha, e que hoje é uma holding, mas teve sua origem no setor têxtil.

Warren começou a se interessar por negócios e investimentos desde cedo. Batia de porta em porta para vender revistas semanais e balas de Coca-Cola. Ele tinha um desejo enorme de ganhar dinheiro e poupar.

A família de Buffet teve uma parcela de influência e inspiração. Seu pai era um corretor da bolsa de valores americana, além de membro associado ao Congresso dos Estados Unidos. O avô era empresário de uma loja de produtos alimentícios na cidade de Omaha onde, inclusive, Warren trabalhou por um tempo.

O primeiro contato dele com o mercado financeiro aconteceu aos 10 anos, que foi quando ele comprou as primeiras ações. E entre o intervalo da infância até a adolescência, Buffet já tinha acumulado uma quantia considerável de dinheiro, pois nesse meio tempo ele realizou uma série de projetos que lhe renderam bons retornos.

Buffet se formou em economia em 1950 na Universidade da Pensilvânia e, um ano após a graduação em economia, ele realizou um mestrado em economia, na Escola de Negócios Columbia.

Qual a filosofia de Warren Buffet?

Warren Buffet diz que, além da influência de seu pai, outra pessoa que teve grande influência na vida dele foi o economista e autor do livro “O Investidor Inteligente”, Benjamin Graham, e que a abordagem de Benjamin, chamada value investing (investimento em valor) é utilizada por Warren para fazer seus investimentos.

Buffet utiliza a estratégia de buy and hold, que se baseia em investir no longo prazo. Warren, portanto, faz as análises das empresas de forma minuciosa, bem como se baseia em premissas de valor para fazer bons negócios, com visão de longo prazo.

Algumas frases marcantes de Buffet são:

  • “Preço é o que você paga. Valor é o que você leva”;
  • “Seja medroso quando os outros são gananciosos. E seja ganancioso quando os outros estão com medo”;
  • “Regra número 1: não perca dinheiro. Regra número 2: não esqueça a regra número 1”;
  • “Risco vem de você não saber o que está fazendo”.

Buffet, baseado em seus pilares, construiu um império, e hoje é um dos maiores investidores do mundo e tem um patrimônio bilionário. Inclusive chegou a ser chamado de Oráculo de Omaha.

Warren é uma das maiores referências para os investidores no mercado, e isso não é à toa, visto que a jornada dele foi e é um sucesso.

Se você tem como premissa investir em empresas que agregam valor, Warren Buffet, sem dúvida, deve ser uma das pessoas a se espelhar.

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo