Dicas de como economizar dinheiro mesmo com renda baixa

Diferentemente do que muitos pensam, uma renda baixa não é desculpa para não economizar dinheiro. 

Ao contrário, se o seu rendimento ainda não é alto, mais razões você tem para administrá-lo bem, não é mesmo? Nesse sentido, confira algumas dicas que podem lhe ajudar!

Organize seu orçamento

Antes de mais nada, você deve conhecer e controlar os seus gastos. Parece óbvio, mas nesse ponto estão algumas das maiores dificuldades, pois ninguém está livre de imprevistos, certo?

Se você quer começar a economizar, a regra dos 50 – 30 – 20 pode ajudar bastante. Basicamente, ela funciona assim:

  • 50% da sua renda deve atender necessidades básicas, como alimentação, moradia, saúde, entre outras.
  • 30% você pode destinar a itens variáveis, como compras e diversão.
  • 20% devem ser voltados aos objetivos financeiros, como investimentos, previdência, planos para depois da aposentadoria, etc.

Livre-se das dívidas

Se você não conseguiu aplicar a regra acima, é porque, possivelmente, os seus gastos estejam desequilibrados. Logo, o primeiro passo é quitar as suas dívidas.

Para isso, comece fazendo uma relação de tudo o que você deve. A partir daí, veja o que dá para quitar com a sua renda. Caso os seus ganhos não sejam suficientes para liquidar todos os compromissos, procure seus credores e tente renegociar.

Essa alternativa pode lhe dar mais prazo para pagamento, ou reduzir o valor das dívidas no caso de uma liquidação à vista.

Evite parcelar os seus gastos

Frequentemente, esse é um erro cometido por muitos. Isso porque a sensação de que a parcela cabe no bolso pode levar a um descontrole das finanças.

Mesmo num cenário de taxas baixas, os juros não deixam de existir, e podem corroer o seu patrimônio se você não tiver disciplina com o crédito. Por isso, prefira sempre os pagamentos integrais. Mas, se isso não for possível, ao menos junte o maior valor que puder para dar de entrada numa compra.

Experimente novas marcas

Muitas vezes, conseguimos economizar simplesmente quando mudamos um padrão de consumo. Se a sua operadora de TV aumentou a mensalidade, pode ser a hora de revisar o pacote contratado, ou, até mesmo, mudar de prestadora de serviço, certo?

Experimentar novas marcas nos supermercados, e trocar os shoppings por outlets também funcionam bem quando o assunto é fazer sobrar mais dinheiro.

Peça descontos sempre que possível

Não há nada errado em pedir descontos, principalmente se você vai fazer uma compra de maior valor ou à vista. Nesse sentido, em negociações de imóveis, carros ou itens de consumo mais caros, como computadores, barganhar pode trazer um bom resultado para o seu bolso.

Envolva a sua família no planejamento financeiro

Nessas horas, é muito importante contar com o apoio dos familiares. Mas, para que isso tenha resultado, é fundamental que você fale claramente sobre os seus objetivos e expectativas com o planejamento.

Dessa maneira, você fará com que cada um entenda a importância que tem para o sucesso de seu projeto. Assim, ficarão mais comprometidos com os seus objetivos.

Comece já!

Por fim, não adie mais a formação das suas reservas. Afinal, há vários investimentos simples e que não demandam tantos recursos. É só você se organizar!

Gostou de nossas dicas? Que outras sugestões você teria para começar a economizar? 😊

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo