Valor intrínseco: o que é e como funciona?

A análise fundamentalista é uma das formas por meio do qual investidores avaliam as empresas de forma a tomar decisões relacionadas a investimentos. Essa análise busca compreender o funcionamento da empresa em diferentes esferas e seu funcionamento, sendo que para isso são definidos parâmetros, indicadores que tem por objetivo verificar o valor que essa empresa possui e que nem sempre é precificado na bolsa de valores.

Esse valor que está “escondido” é o valor intrínseco, principal conceito da análise fundamentalista e objeto desse artigo super importante para você se dar bem no mercado financeiro, vamos entender.

O que é valor intrínseco?

O valor intrínseco é o que é tido por muitos como sinônimo do preço justo, ou valor justo de uma empresa. Isto é, é o valor que tendo em vista o desempenho da empresa ela realmente vale, ou pelo menos deveria valer. Em muitos casos o preço - que é apenas por quanto uma empresa está sendo negociada na bolsa - é diferente do valor intrínseco.

Esse conceito é muito difundido por investidores que aderem ao valuation justamente por estarem focados em quanto a empresa pode entregar e não fixos em um preço que é variável.

O maior investidor de todos os tempos e um dos principais expositores dessa teoria, Warren Buffett afirma de forma cirúrgica: “Preço é o que se paga, valor é o que se ganha” numa clara referência ao valor intrínseco de muitas empresas que é ignorado pela precificação de mercado e no potencial de retorno que essas empresas podem proporcionar ao investidor com o passar do tempo.

Como calcular o valor intrínseco?

O valor intrínseco é calculado através da análise fundamentalista que leva em conta diversos fatores pois são avaliadas áreas distintas da empresa sob óticas financeiras, operacionais envolvendo desempenho quantitativo e qualitativo.

Por essa razão diz-se que o valor intrínseco é fruto de muita subjetividade e principalmente da forma como é realizada a análise.

Existem porém diverso meios que permitem aproximações do valor intrínseco de uma ação como a comparação de indicadores, o fluxo de caixa descontado e outras formas de valuation, um das mais famosas é representada pela equação:

VI= √ (22,5 x LPA x VPA)

Em que VI é o valor intrínseco, LPA - lucro por ação e VPA o valor patrimonial por ação. Essa equação, porém, não deve ser aplicada em ações com valor patrimonial muito baixo ou ainda em empresas que não possuam lucros constantes.

Como o valor intrínseco é algo subjetivo, o mais importante é compreender bem a empresa e seus resultados para poder comparar com o preço por meio do qual está sendo negociada.

Importância do Valor Intrínseco

O valor intrínseco é muito importante para toda a tomada de decisão dos investimentos. A partir de uma análise bem feita com o valor intrínseco em mãos você pode escolher empresas que estejam sub precificadas pelo mercado para investir e assim realizar bons lucros com o passar do tempo e a valorização dos ativos.

Do mesmo jeito você também pode identificar assimetrias inversas na sua carteira e se desfazer de empresas que podem se desvalorizar bastante com o tempo. 

Valor intrínseco no mercado de opções

No mercado de opções também é muito utilizado o conceito de valor intrínseco, todavia de uma forma diferente de ser aplicada. Quando falamos em valor intrínseco nos derivativos estamos definindo o quanto uma opção pode apresentar de retorno se for exercida.

Assim, o valor intrínseco de uma opção é alto se o strike dela estiver fora do dinheiro, porém, de forma que o investidor tenha lucro na operação, seja ela de compra ou de venda.

O conceito de valor intrínseco é um pouco subjetivo, o que leva algumas pessoas a se confundirem e até mesmo desacreditarem uma forma de analisar ações que já foi provada no tempo. De forma resumida, pense sempre na frase de Warren Buffett e aplique-a no seu dia a dia que esse conceito se torna mais claro e abre boas oportunidades de ganhar dinheiro na bolsa de valores. 

Conte com o Yubb para esclarecer suas dúvidas e te apresentar boas opções de investimento, nos acompanhe também nas redes sociais!


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo