Valuation: o que é e qual é a sua importância?

Ninguém gosta de pagar caro. Em qualquer compra que seja estamos sempre buscando qualidade e bons preços. E por que isso seria diferente com nossos investimentos? 

Na hora de investir é essencial que saibamos se nosso dinheiro está sendo aplicado em algo que nos dará retorno, para isso é essencial estudarmos o ativo, e no caso de ações a empresa. 

Quando falamos em bolsa de valores, preço e valor refletem coisas totalmente diferentes e saber interpretar esse tipo de informação pode gerar retornos exponenciais para o investidor.

Uma das formas de fazer isso é através do valuation um conceito bastante falado mas que além disso necessita ser estudado com atenção.

O Yubb preparou esse artigo para você saber tudo de valuation!

  • O que é valuation ?
  • Valuation e como determinar o preço justo da ação de uma empresa
  • Importância do valuation para estratégias de investimentos

O que é valuation ?

Valuation é um termo que pode ser traduzido como “avaliação de empresas” e significa o processo de determinar se uma empresa é um bom investimento tendo em vista a estimação do seu valor e determinação do preço justo. 

Cabe ressaltar logo de início que o valuation é bastante subjetivo e depende de como foi feita a análise, quais as variáveis que foram tidas como mais importantes. Até mesmo dentro da utilização de uma mesma técnica de valuation é possível encontrar valores finais diferentes, fique atento.

Seu principal objetivo é identificar oportunidades de investimento.

Tendo em vista que o preço de uma ação varia conforme a volatilidade do mercado identificar qual o preço que é mais condizente com a realidade da empresa é determinante para que um investimento tenha retorno.

Valuation e como determinar o preço justo da ação de uma empresa

Para fazer o valuation e determinar o preço justo de uma ação podem ser utilizados diferentes métodos. Existem dois que são mais utilizados:

  • Fluxo de caixa descontado
  • Valuation por múltiplos

Vamos explicar como funcionam essas duas técnicas, mas não se esqueça que valuation envolve mais subjetividade do que um cálculo exato ideal. Além de que fatores externos a precificação podem atrapalhar o desempenho futuro da empresa e prejudicar a valorização de um ativo.

Fluxo de caixa descontado

Essa técnica tem como foco o cálculo do valor intrínseco de uma empresa, ou seja, o valor que ela pode ganhar no futuro. Neste caso são analisadas projeções de lucro futuro utilizando de uma taxa de desconto para correção.

O fluxo de caixa descontado por se tratar de uma projeção requer um limite de tempo a ser analisado que varia entre cinco a dez anos. Todavia, quanto maior o espaço de tempo maiores as chances de imprecisão.

Esse modelo é tido por muitos como o mais completo, o que implica também em uma necessidade maior de estudo e tempo dedicado para fazê-lo.

Valuation por múltiplos

Para fazer o valuation por múltiplos o analista deve fazer a comparação dos indicadores da empresa. Essa comparação pode ser realizada dentro dos próprios resultados anteriores da empresa ou ainda com outros concorrentes do mesmo mercado.

Essa metodologia por se utilizar da comparação de indicadores que já são utilizados com frequência na análise fundamentalista é tida como mais fácil de se realizar porém pode apresentar imprecisões. Essas imprecisões ocorrem quando não há empresas para comparar dentro de um setor ou ainda quando os indicadores escolhidos deixem de fora alguma variável importante para o momento da empresa.

Importância do valuation para estratégias de investimentos

O valuation, independente de qual tenha sido a técnica escolhida para fazê-lo, é muito importante pois possibilita que a escolha de investimento esteja fundamentada e não seja realizada de forma aleatória. Isso amplia as chances de retornos condizentes com o dinheiro aplicado.

Além disso, aplicar o valuation na escolha dos investimentos amplia sua segurança no ativo.

Muitos analistas realizam valuation para determinar suas indicações de compra e venda.

Afinal, ninguém quer comprar uma empresa ruim por um alto preço ou até mesmo não adianta pagar caro por uma empresa boa. O valuation permite que você pague mais barato por boas empresas ou no máximo o preço justo.

Esse é dos conceitos mais importantes para quem investe em ações, ainda mais para quem faz value investing. Esperamos que você tenha aprendido e despertado sua curiosidade para estudar esse tema, temos certeza que isso trará bons impactos nas suas decisões de investimentos!

Continue aprendendo com nossos conteúdos, se preferir acesse nosso canal no YouTubee experimente outro meio de aprender!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo