À prova de fogo

Momento decisivo para criptomoedas

evento online e gratuito 4 a 7 de Julho às 19h

Inscreva-se

Ticket médio: o que é e como calcular?

Para ser possível investir em uma empresa com segurança é muito interessante que você acompanhe seus resultados de muito perto. Existem diversas formas de se analisar como uma companhia vem se comportando no mercado, isso vale inclusive para empresas grandes e pequenas.

Os próprios donos e gestores devem conhecer o negócio a fundo de forma que entendam seus pontos fracos e fortes e possam melhorar a cada passo em prol de um bom resultado.

Uma das formas de se avaliar a performance de uma empresa é através do ticket médio. Esse indicador de vendas tão importante é o tema do nosso artigo, então vem com o Yubb e entenda tudo sobre ticket médio e como aplicar isso nos seus investimentos ou gestão.

O que é ticket médio?

O Ticket Médio é um indicador KPI - (Indicadores-Chave de Performance) que serve para avaliar o comportamento de consumo dos clientes. Como um indicador de vendas, o ticket médio ajuda a saber quanto um cliente gasta em sua empresa. Ele é formado a partir da média de compras que cada cliente realiza em um determinado período de tempo.

O ticket médio é capaz de demonstrar se o relacionamento entre loja e cliente (independente do tipo de negócio) está indo bem ou mal.

Como calcular o ticket médio de uma empresa?

Apesar de sua importância, o ticket médio é um dos indicadores mais fáceis de ser calculados. Sendo assim, não deixe de avaliá-lo, pois o custo de oportunidade pode ser expressivo para quem não se atenta ao acompanhamento da empresa.

Existem basicamente dois modos de se encontrar o ticket médio, em ambos o dado principal diz respeito ao faturamento da empresa.

Além do faturamento devem ser observados o volume de vendas ou a quantidade de clientes. Sempre restringindo um período a ser observado. Veja:

Ticket Médio = faturamento total / volume de vendas 

ou

Ticket Médio = total de vendas realizadas ($) / número de clientes 

A primeira fórmula ressalta a performance do vendedor de forma que é possível que os gerentes se planejem para melhorar a sua atuação.

A segunda fórmula é a que permite a maior percepção da realidade dos clientes da loja e quanto eles gastam, sendo assim permite que você compreenda qual cliente deve ser o foco de sua atuação, os que mais consomem.

Importância do Ticket Médio

 Além de avaliar o desempenho de vendas de uma empresa, o Ticket Médio serve também para auxiliar no planejamento da gestão. As formas de cálculo do ticket médio ajudam a entender ainda se é melhor você investir em fidelizar o cliente com maior gasto em compras ou aumentar a base de clientes para ter um maior volume de vendas.

Muitos empreendedores esquecem de avaliar essas métricas e não conseguem direcionar seu negócio para a melhor performance. Do mesmo modo, investidores não atentos ao modelo de negócio das empresas acabam por aportar em ações que não estão direcionadas para seu melhor desempenho.

Fique atento ao ticket médio para investir em melhores empresas ou ainda para melhorar seu negócio. Conte com o Yubb para mais conteúdos de investimentos e empresas.


Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo