Vale a pena investir em ETF (Exchange Traded Fund)?


Todos os dias escutamos nos jornais a frase: “O Ibovespa fechou em…”  e talvez você até já saiba o que é o Ibovespa, mas você sabia que tem como investir em ativos baseados nesses índices? 

Você sabia que essa pode ser uma estratégia simples de aplicar seu dinheiro de forma diversificada?

Muita gente conhece os ETFs, mas ainda existem diversas dúvidas para o investidor aplicar neste tipo de ativo.

Nós do Yubb preparamos esse artigo para tirar de uma vez por todas a dúvida da sua vida financeira: vale a pena investir em ETFs? Leia até o final e descubra!

O que você vai conhecer hoje:

  • O que são ETFs?
  • Por que investir em ETFs?
  • Quais os principais ETFs que você pode se expor?
  • Vale a pena investir em ETFs?

O que são ETFs?

ETFs (Exchange Traded Funds ou Fundos de Índice) são aplicações financeiras de renda variável em formato de fundo que investem de forma a replicar a performance dos índices de mercado. A gestão dos ETFs é passiva tendo em vista que a escolha dos ativos é feita com base no índice a que ele faz referência.

Ao replicar um índice, os ETFs acabam por refletir o que está acontecendo no mercado naquele momento. 

No Brasil, os ETFs não distribuem dividendos, mas reinvestem na própria carteira, valorizando assim a aplicação.

Uma desvantagem é que para os ETFs não existe a isenção de negociação até R$ 20 mil das ações, sendo assim toda venda com lucro é tributada em 15% de imposto de renda.

Por que investir em ETFs?

Existem diversos motivos para investir em ETFs, vamos citar alguns dos principais para você começar a avaliar se esse investimento é para sua carteira!

Os ETFs, ao replicarem índices de ações, possuem uma diversificação bastante alta. A metodologia de escolha dos ativos que fazem parte do índice acaba por privilegiar as maiores empresas do mercado, o que faz com que sua aplicação reflita bem a situação atual da economia.

Os ETFs são uma das aplicações mais fáceis de se expor. Ao investir, você escolhe apenas um ativo e já estará bem diversificado. Quem faz a gestão do fundo que realiza as operações para acompanhar o índice referência.

Quais os principais ETFs que você pode se expor?

Ainda que seja um mercado não tão desenvolvido no Brasil, existem diversos ETFs que você pode investir, inclusive que replicam índices do exterior. Conheça alguns:

BOVA11

Um dos principais ETFs da Bolsa brasileira o BOVA11 replica o índice IBOVESPA, aqui você se expõe majoritariamente nas maiores empresas do país.

IVVB11

O IVVB11 é um ETF que replica a carteira de ativos do S&P 500, um índice que apresenta as 500 maiores empresas em valor de mercado da bolsa americana. Essa é uma forma bastante fácil de se expor ao mercado no exterior sem fazer uso de câmbio, já que a valorização e negociação é em reais. Assim é possível investir indiretamente nas maiores empresas dos EUA e do mundo.

SMAL11

Esse é um ETF que replica a carteira do índice de Small Caps da bolsa brasileira, é ideal para quem procura se expor a empresas que podem apresentar crescimento no futuro.

Vale a pena investir em ETFs?

Agora que você conheceu um pouco sobre ETFs com certeza já tem uma opinião formando aí na sua cabeça, mas o Yubb não vai deixar de responder sua pergunta.

Se você busca retorno com certa tranquilidade, sim, vale a pena investir em ETFs. Existem portfólios que se expõem inteiramente nesses ativos, mas o mais importante é estudar os tipos de investimento para que você possa investir de forma diversificada e de acordo com seu perfil!

Para conhecer outras formas de investimentos fique ligado nos nossos conteúdos aqui e nas redes sociais. 

E para comparar os investimentos e saber qual o melhor para você acesse nosso buscador, é totalmente gratuito e imparcial!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo