🚀 Participe do maior movimento de multiplicação de capital do mercado financeiro.

Quero conhecer!

Stock picking: 5 dicas para escolher boas ações

Fazer dinheiro com bons investimentos é um caminho composto por várias boas decisões. E para decidir bem é necessário se munir de conhecimento e informação. Na bolsa de valores a montagem de uma carteira de ações requer análise de forma ampla e aprofundada, ou seja, dedicação do investidor.

Para facilitar a escolha de boas ações para investir separamos 5 dicas que te ajudarão no stock picking.

Stock Picking

Quando falamos em bolsa de valores, fazer stock picking ou seja a escolha de boas ações é essencial para ter bons rendimentos. Essa estratégia busca selecionar boas empresas com potencial de valorização que façam com que o investidor tenha ganhos acima da média.

5 dicas para escolher boas ações

1. Estude empresas fora do radar

A maioria das empresas que estão no foco da mídia e de casas de análise já foram precificadas pelo mercado e algumas poucas possuem os fundamentos necessários para manter uma boa valorização no tempo. Assim, uma das formas de escolher boas empresas é não focar apenas nas empresas queridinhas das casas de análise, dos influenciadores ou da mídia. Estude sim empresas mais bem consolidadas mas não se mantenha de olho apenas nas empresas que são mais conhecidas.

2. Neste caso, o preço importa. Faça o valuation das empresas

Uma boa oportunidade na bolsa de valores não é necessariamente a empresa que ninguém conhece e nunca estourou. Algumas chances de fazer bons retornos estão em empresas sub precificadas. Isso pode acontecer por diversos motivos, então realizar o valuation das empresas que você está estudando é essencial.

3. Não tome decisões baseadas em um único indicador

Muitas pessoas perdem dinheiro por escolher ações analisando um único indicador ou ainda uma determinada posição “essa ação está barata”, “essa  ação pode crescer mais”. Quando investimos em ações estamos falando de empresas, e sendo assim precisamos avaliar seu desempenho como um todo. Compreender a situação da empresa como um todo pode te levar a encontrar “lacunas” nas empresas

4. Diversifique

Alertar sobre a diversificação nunca é demais. escolher boas ações pode ser um processo complexo se você estiver em busca de grandes valorizações e para te dar tranquilidade ao investir nada melhor que diluir seu risco até mesmo dentro de uma classe de ativos. 

Busque ações de setores diferentes, inclua em sua carteira bluechips e outras empresas consolidadas e não deixe de investir uma parte menor em small ou micro caps

Uma carteira bem diversificada evita uma exposição expressiva em poucos ativos e assim diminui os riscos de perdas por problemas específicos de um setor ou ação.

5. Tenha paciência, respeite os prazos do mercado

Outro fator que leva muitas pessoas a se darem mal ao fazer seu stock picking é não respeitar o tempo do mercado.

Algumas grandes valorizações podem ocorrer no curto prazo, mas a maioria da rentabilidade de grandes investidores ocorre em um período maior de tempo.

Entender que o mercado precisa de tempo para corrigir a volatilidade do curto prazo e se posicionar sabendo esperar o desenvolvimento da empresa é essencial para escolher boas ações. Não escolha uma ação esperando sua valorização rápida, escolha com base nos fundamentos e respeito o amadurecimento do caso.

Bem, essas foram 5 dicas para você escolher bem suas ações ao fazer o stock picking. Alguns conceitos precisam ser estudados à parte, pois esse é um tema que necessita de uma base de conhecimentos, afinal, você vai analisar onde alocar seu dinheiro.

Para mais conhecimentos de investimentos não deixe de nos acompanhar nas redes sociais e ler nossos artigos no site e no nosso blog!

Você também pode gostar desses artigos

library_booksTodos os artigosVoltar para o topo